Porque é que o iOS está a perder quota de mercado para o Android?
Sumário:
Exceto por uma gama muito restrita dos chamados "produtos snoby", sendo tudo igual, os produtos mais caros perdem quota de mercado para produtos menos caros.
Versão completa:
A Apple nunca se propôs a ser "a maior" por puro número de unidades, mas sim "a melhor". Perguntar por que um produto "perdeu quota de mercado" sem considerar o contexto erroneamente pressupõe que menos quota de mercado é necessariamente uma coisa ruim e falha completamente o ponto. It'é um pouco como dizer que a Ferrari deve ter feito algo errado porque perdeu quota de mercado para a Porsche só porque a Porsche, apesar de ter entrado em cena uns dois anos depois da Ferrari ter sido fundada em 1929, acabou por ultrapassar a Ferrari.
Mas a Ferrari não perdeu'não perdeu quota de mercado para a Porsche porque estava a fazer algo errado, nem a Apple está a perder quota de mercado para o Android porque está a fazer algum erro estratégico. Exceto por uma gama muito restrita dos chamados "produtos esnobes", itens de preço mais alto geralmente perderão market share para itens de preço mais baixo onde substitutos aceitáveis estão disponíveis.
Os telefones celulares são um bem bastante elástico, o que significa que a maioria das pessoas irá procurar substitutos de preço mais baixo quando disponíveis. Assim, os produtos mais caros da Apple&apos continuarão a perder quota de mercado para produtos substitutos menos caros, como os aparelhos Android. Isto não implica, sem mais, que a Apple esteja fazendo algo errado, assim como a Ferrari's perdeu quota de mercado para a Porsche não tem nada a ver com alguma falha de estratégia corporativa.
Artigos semelhantes
- Quanta quota de mercado a Netflix perdeu para a Disney+?
- A quota de mercado dos tablets da Microsoft parece minúscula. Isso significa que a Superfície falhou? É provável que tenha sido cancelada?
- Quem é agora o líder da 5G em tecnologia e quota de mercado, Ericsson ou Huawei? Quem será no futuro? Por quê?
- Com toda a concorrência, o que permitirá à Disney ganhar a batalha do streaming pela quota de mercado?