Porque é que os ímanes limpam os discos rígidos?
Depende da força do íman e da sua proximidade com o disco rígido.
Mas definitivamente um campo magnético pode organizar as polaridades da superfície do disco de tal forma que os dados já não estejam "lá". Ele pode até danificar coisas como a eletrônica e o controlador de tal forma que o HDD nunca mais "funcione".
E a exposição prolongada a campos menores pode causar corrupções ao longo do tempo. Algumas escritas podem não completar corretamente.
Para ser seguro, seria prudente manter todos os tipos de ímãs longe de qualquer HDD.
Isso, é claro, a menos que sua intenção seja, de fato, apagar todos os dados nele. Nesse caso, obtenha um íman muito poderoso e coloque-o com força contra o disco rígido para ter a certeza - a forma de o tirar é outra questão.
Você pode realmente encontrar produtos tais como dispositivos de desmagnetização. Efectivamente um íman eléctrico para fazer um campo magnético forte enquanto ligado. Depois desligue-o para que o possa remover facilmente quando estiver pronto.
O problema aqui é se o campo magnético é forte o suficiente para limpar todos os dados. Ele também é forte o suficiente para realmente causar danos. Então não espere que a unidade funcione novamente depois de "desmagnetizá-la".
Se você deseja limpar todos os dados, mas ser capaz de reutilizar a unidade. Execute um programa de "limpeza segura" no disco. Isto apenas escreveria lixo aleatório sobre tudo, possivelmente várias vezes sobre.
Artigos semelhantes
- Como é que os cartões Micro SD são lidos/escritos a velocidades de leitura/gravação comparáveis às dos discos rígidos externos?
- O que a Amazon faz com discos rígidos externos devolvidos?
- Qual é a velocidade dos discos rígidos de 7200 rpm e 5400 rpm (em megabytes por segundo)?
- Os discos rígidos da Seagate são dignos e bons? É confiável?