Qual é a melhor maneira de informar uma pessoa que um ente querido morreu?
Já experimentei um número tragicamente grande de membros da família que morrem muito jovens. A melhor maneira que eu sei de dizer a alguém que um ente querido morreu é levá-lo para um lugar seguro, de preferência privado. Quando eles estiverem em um lugar apropriado, use uma linguagem muito clara, e diga a eles que você está muito arrependido, mas que seu ente querido morreu. As notícias já são suficientemente esmagadoras, portanto tome precauções para não confundi-los. Por favor, não use palavras como elas passaram, nós as perdemos, ou que elas se foram. Então, quando eles estiverem prontos para mais informações, diga-lhes como eles morreram e quando morreram. Tenha em mente que você pode ter que repetir o que você disse, pois eles podem não entender no início. O choque do conhecimento da morte pode causar uma variedade de reacções, desde a confusão à devastação à raiva.Sem que eles lhe peçam mais informações, por favor, tente dar-lhes espaço e ficar bastante calado. É melhor não dizer muito mais a menos que eles lhe peçam, pois é muito fácil dizer o que está errado, como banalidades, na tentativa de confortá-los. Basta estar lá em silêncio, conseguindo o que eles precisarem.
Quando eu tinha 14 anos, e meu pai morreu em um acidente de mergulho, me disseram que meu pai se afogou. Fiquei confuso, e presumi que alguém pudesse estar a dar-lhe respiração de salvamento. Eu estava frenética por informações sobre como ele estava se saindo. No início não percebi que ele tinha sido declarado morto mais de uma hora antes. Aqueles minutos de incompreensão foram muito mais estressantes do que se eu simplesmente ouvisse desde o início que meu pai tinha morrido.
Quando soube da morte do meu irmão mais novo, me disseram "nós perdemos Stan". Eu estava muito preocupada, pois acreditava que meu irmão estava literalmente perdido. Quando descobri que ele tinha morrido, eu estava em tal estado de pânico me perguntando onde ele estava, e como ele se perdeu, que a princípio eu não conseguia entender o que eles me diziam. Ele estava desaparecido? Ele estava morto? Foi horrivelmente confuso e devastador. Outras mortes na minha vida foram um pouco menos desafiadoras de entender, principalmente porque as notícias foram entregues mais diretamente.
Na minha profissão, as pessoas geralmente são contadas muito claramente que o seu ente querido morreu. Sem eufemismos. Por favor, nunca use um eufemismo ao notificar alguém de um falecimento. Isso cria confusão, e pode levar ao pânico.
P>Passado é geralmente entendido como significando que alguém morreu, no entanto, quando esta formulação é usada, há o perigo de que aquele que entrega a mensagem possa errar a formulação. Se a pessoa que entrega a notificação de morte diz acidentalmente que a pessoa simplesmente faleceu, ou que ela faleceu, em vez de falecida, a pessoa amada pode acabar confusa. Eles podem se perguntar o que eles passaram, ou o que eles passaram, especialmente se a morte for inesperada.
Como é doloroso ouvir, as pessoas sempre entendem as palavras "seu ente querido morreu". Não há motivo para adoçá-lo, pois você não pode suavizar essa dor. Vai doer sempre, por isso, por favor, não a piore.
Artigos semelhantes
- Tenho querido ver a minha academia de heróis, mas não consigo encontrar bons sites. Há alguns sites disponíveis para ver?
- Você prefere ser uma pessoa simpática que se concentra nos outros, ou uma pessoa manipuladora e egoísta que se antecipa? Não diga as duas coisas.
- O Touch ID da Apple pode distinguir entre a impressão digital de uma pessoa viva e a de uma pessoa falecida?
- A bateria do meu carro morreu. As luzes acendem-se mas não consigo ligar o motor. Qual é a melhor solução fora da compra de outra bateria?