Seria estranho se eu comprasse um teclado externo para o meu laptop?
Certo que não; eu próprio sou um utilizador satisfeito. As razões para o fazer são variadas. Algumas pessoas como eu aprenderam a escrever num teclado de tamanho completo, e têm dificuldade em ser tão eficientes num portátil.
Apontar sobre o portátil e colocar as mãos no teclado de tamanho reduzido pode ser um problema ergonómico facilmente aliviado por um teclado externo.
Teclados de tamanho completo e especialmente os actuais orientados para jogos têm muitas características não disponíveis num portátil, como um conjunto completo de teclas pontuais e numéricas, e por vezes, por exemplo, teclas extra ou funcionalidades macro que os tornam mais eficientes para utilizações como jogos ou trabalho de design 3D. Eu, por exemplo, achei especialmente difícil fazer qualquer edição de texto em um teclado que não tenha as teclas de navegação do layout AT, uma vez que minha rotina de toque é bastante fora do padrão, e inclui o uso de control/shift ins/del em vez de control-C/V/X.
Um teclado externo também pode ser escolhido mais livremente, para atender necessidades específicas ou uma certa estética. Eu, por exemplo, valorizo muito um teclado mecânico, "clicky", escolhido para sentir e soar bem nas minhas mãos em particular. A minha velocidade de digitação aumentou de volta ao que era desde que adquiri um. Uma iluminação traseira agradável e amplamente programável também tem sido essencial, tanto por causa do seu aspecto, mas também porque prefiro ambientes pouco iluminados.
Também pode haver uma razão de custo para utilizar um teclado externo: alguns modelos podem ocupar até dezenas de milhões de prensas por tecla sem começar a falhar. Embora os teclados de portáteis também variem muito quanto à sua durabilidade, geralmente tendem a ser de qualidade inferior às unidades autônomas. Isso é um problema particular se os seus hábitos ou o seu físico sujeitam o teclado a sujidade ou sujidade excessivas, como os meus. Você também gostaria da possibilidade de fácil substituição.
Por outro lado, os teclados externos não são uma panaceia. Eles não são de todo adequados para uso em movimento e podem desorganizar o seu espaço de trabalho. Por vezes, não os pode encaixar facilmente sem mover a sua tela para muito longe para estar confortável. Elas podem ser bastante caras, com os modelos mais baratos não te beneficiando muito com os laptops. Se você decidir optar por um mecânico, eles também podem ser bastante barulhentos em comparação com o teclado típico do laptop, embora isso varie muito com o modelo. Além disso, eles obviamente ocupam uma porta USB melhor usada para outra coisa, e que também pode se desgastar com reconexões repetidas ou ser quebrada por uma lomba ocasional enquanto conectados. Os teclados sem fio, por outro lado, precisam ser recarregados ou trocados de baterias de vez em quando. Finalmente, acostumar-se a um teclado externo muda lentamente os seus hábitos, de modo que retornar a um interno em movimento pode ser bastante doloroso.
Então, como tudo o resto, é uma troca que depende das necessidades e desejos individuais. Felizmente, a decisão não é exclusiva. Se eu tivesse que dizer, eu obteria um teclado externo decente e o usaria quando melhor se adaptasse à situação.