O que teria acontecido se Aragorn não tivesse libertado o exército dos mortos e os tivesse levado para lutar na Porta Negra de Mordor?
O que teria acontecido se o Aragorn não tivesse libertado o exército dos mortos e os tivesse levado para lutar no Portão Negro de Mordor? Nos livros, o Exército dos Mortos teria sido inútil num assalto contra Sauron em Mordor. Eles eram fantasmas, espíritos, que eram aterrorizantes, mas no final não podiam matar ninguém. Eles não tinham armas físicas. Era o terror deles que era a arma deles. Eles ajudaram Aragorn, afugentando os piratas de Umbar que estavam assediando as terras do sul de Gondor, e com essa ameaça removida Aragorn pôde usar o exército que estava combatendo os piratas para vir aliviar o cerco de Minas Tirith.Eu me lembro de ter lido em algum lugar como Tolkien disse algo na linha de que era apropriado que os planos de Sauron deveriam ser frustrados pelo uso de uma de suas próprias armas favoritas, o medo. (Se alguém conhece a referência, por favor aponte-me para ela, obrigado!)
No entanto, este medo foi de utilidade limitada. Sim, os piratas estavam absolutamente aterrorizados, assim como as pessoas que viviam em Gondor do Sul ao longo dos caminhos que Aragorn tomou com os Mortos seguindo. Os homens ficaram loucos quando os Mortos se aproximaram, ou para colocar na língua Tolkien, "foram apanhados com uma loucura de medo". Eles corriam e se escondiam, trancavam suas portas (não faz sentido contra os fantasmas), ou no caso dos piratas, saltavam borda fora e se afogavam ao invés de ficar por perto.
Mas nem todos tinham medo. Os Elfos, por exemplo, não temiam os fantasmas dos homens:
"A companhia parou, e não havia um coração entre eles que não se apodrecesse, a menos que fosse o coração dos Legolas dos Elfos, para quem os fantasmas dos Homens não têm terror."
É possível que os orcs também não tivessem tido medo, como descendentes dos Elfos (antigamente).
Notem que o resto da companhia estava definitivamente com medo. E este é outro ponto importante. Eles estavam com medo, mas mesmo assim continuaram. Porque?
"Então Aragorn liderou o caminho, e tal foi a força de sua vontade naquela hora que todos os Dúnedain e seus cavalos o seguiram. E o amor que os cavalos dos Rangers davam aos seus cavaleiros era tão grande que estavam dispostos a enfrentar até o terror da Porta, se seus senhores' os corações estavam firmes enquanto caminhavam ao seu lado"
Aragorn não tem medo. Ou se tem, tem tal força de vontade que domina o seu medo. Na verdade, não só o seu, mas também os que o seguem! Aragorn é um homem poderoso, um líder e um rei. Se ele consegue evitar que os seus seguidores fujam diante de tal medo pela força da sua vontade, quanto mais Sauron, um Maia de grande e terrível poder, um mestre do próprio medo? Sua vontade permitiu que seus trolls e orcs suportassem o sol, que em alguns casos foi mortal para eles! E os Nazgul também eram mestres do medo. Eles certamente teriam mantido os exércitos de Mordor juntos, tanto orcs como homens, e a única arma dos fantasmas teria sido tornada completamente impotente. É também por isso que Aragorn não os trouxe para Minas Tirith, os Nazgul estavam lá incluindo o poderoso Rei Bruxo de Angmar (Aragorn não sabia que ele seria morto por Eowyn).
O filme ignora tudo isso e mostra os mortos matando orcs e olifauntes no cerco de Minas Tirith. Então sua pergunta no filme é muito válida. Você deveria perguntar ao Sr. Jackson o que ele estava pensando, porque não há uma explicação muito boa. Tolkien tinha tudo pensado; Jackson, nem por isso.
Artigos semelhantes
- Se o Exército dos Mortos tivesse encontrado o Rei Feiticeiro no campo de batalha antes de Eowyn o matar, o que teria acontecido?
- No programa Outlander, o Capitão Randall era um homossexual que estuprou homens. Isso poderia ter acontecido no século XVII? Isso não teria saído?
- É mau carregar o seu telefone no modo de avião como se algo de mau tivesse acontecido ao meu telefone?
- Quem é o Exército dos Mortos no Senhor dos Anéis?