É seguro usar um desinstalador iobit?
O iobit é um famoso produtor de slimeware sombrio. Eles roubam propriedade intelectual de empresas respeitáveis. Tudo o que eles fazem está carregado de nags e popups para comprar mais das suas merdas. Na verdade, é quase um malware. Nenhuma tecnologia conhecedora do planeta recomenda o uso das horríveis "ferramentas" que o IObit vende. Na melhor das hipóteses, eles toleram essa porcaria ao invés de perder tempo tentando educar/convincular o usuário.Quando eu vejo o Desinstalador de IObit, eu desinstalo o IT.
O mesmo vale para qualquer/todos os "desinstaladores", também. Sim, eu estou olhando para você Revo.
Existe um conceito/idea muito difundido por aí. É inválido, mas continua a ser, ano após ano... porque é a base de uma indústria multimilionária. E é assim: "As desinstalações do Windows muitas vezes deixam para trás ficheiros órfãos e entradas de registo. Isso prejudica o desempenho do Windows, torna a minha máquina lenta. Eu devia limpá-los, vai acelerar as coisas."
BULLSHIT.
"Limpeza do Registo" é SNAKE OIL. É 100% desnecessário. O Registo é uma base de dados simples de pares chave/valor. Mesmo que você tivesse bilhões de entradas órfãs nele, ele não retarda nada, não causa problemas. A menos que talvez se algo questionasse todos esses órfãos de uma só vez? - não acontecer. Hora de inicialização? Entradas de registros órfãos podem, em um caso extremo, demorar até 1 segundo a mais para inicializar a máquina. *OMG!*
Entradas de registo órfãs não fazem qualquer mal. É muito mais seguro deixar o registo em paz do que deixar alguns shitware de terceira categoria "limpar" o seu registo, e correr o risco de o corromper.
- dica: Quer um registo "limpo"? Crie um novo perfil de utilizador, mova os seus ficheiros para o novo utilizador e depois apague o seu antigo perfil de utilizador. Isso lhe dará um registro "mais limpo" do que qualquer outra coisa - exceto uma nova instalação do Windows. Claro que isto é 100% desnecessário a menos que o seu perfil actual esteja corrompido - mas se o faz sentir-se melhor...
Arquivos e pastas órfãos são muito mais seguros de limpar - SE você for do tipo retentivo anal e sentir-se obrigado a fazê-lo... Mas eles também não causam nenhum dano. Eles normalmente ocupam alguns kilobytes de espaço. Em um caso extremo, muitos programas instalados e desinstalados ao longo dos anos, talvez até alguns megabytes. *GASP!*
Então... eles podem usar *mais* tanto espaço de disco como um gato de vídeo - e menos espaço do que o programa que você instalou para limpá-los!
Seriamente pessoas, deixem essas coisas em paz. Deixa estar. Você não está fazendo nenhum bem mensurável no Windows, e você pode fazer isso mal. Não seja enganado por vendedores de óleo de cobra. Se sentires uma necessidade avassaladora de caçar coelhinhos do pó, olha debaixo do teu sofá.