Porque é que o teclado do telefone tem o de cima enquanto o teclado da calculadora tem o de baixo?
Para espelhar as convenções utilizadas para os seus nomes reais, dois dispositivos concebidos em momentos diferentes por razões diferentes*. Só parece incongruente quando os funde num único dispositivo.
Image source
*EDIT: para abordar os comentários 'MAS, O QUE, QUANDO, PORQUÊ!':
A máquina com 10 teclas veio primeiro. Mas precisamos voltar ao seu precursor (mais caixas registradoras) que tinha chaves para cada casa decimal. Para os contabilistas e caixas, fazia sentido que os valores mais altos estivessem literalmente mais acima. Poderes de 10 foram ordenados da mesma forma que são costume escritos em ledgers.
Image source eBay listing
Anyway, o 1 na parte inferior 'carry over' (com 2 & 3 na ordem da esquerda para a direita) quando a tecla 10 substituiu este método de entrada incómodo (e também tornou indispensável adicionar uma tecla '0').
Adding machines eram os 'computadores' do seu dia e bastante caros. Elas não eram artigos de uso doméstico e serviam aos profissionais que as utilizavam.
Quando a Bell Labs começou a fazer equipamentos DTMF (TouchTone) muitas décadas depois, concluíram que os consumidores estavam mais confortáveis com os dígitos encomendados semelhantes aos dos telefones rotativos que iriam substituir, começando com o 1 no topo e um trailing 0, (com 2 & 3 na ordem da esquerda para a direita).
Image source Wikipedia