O que é a nocardiose?
Nocardite: causas, diagnóstico e opções de tratamento
Nocardite é uma infecção aguda ou crônica, freqüentemente disseminada, purulenta ou granulomatosa causada por várias aprofícies de solo aeróbio do gênero Nocardia.
Tipicamente ocorre pneumonia, mas infecções da pele e do sistema nervoso central também são comuns. O diagnóstico é baseado na cultura e em manchas especiais. A terapia geralmente consiste de sulfonamidas.
Nocardia são bactérias aeróbicas obrigatórias, parcialmente ácidas, tipo pérola, ramificadas, gram-positivas. O gênero Nocardia, na família Actinomycetaceae, tem muitas espécies, e acredita-se que um número crescente é a causa de doenças humanas.
>ul>li>N. asteróides geralmente causam infecções pulmonares e disseminadas.li>N. brasiliensis leva principalmente a infecções de pele, especialmente em climas tropicais. A infecção ocorre por inalação ou através da inoculação direta da pele.> outras espécies de Nocardia podem às vezes causar infecções localizadas ou ocasionalmente sistêmicas.>li>li>Nocardiose ocorre em todas as faixas etárias do mundo, mas a incidência é maior em adultos mais velhos, especialmente homens e pacientes imunocomprometidos. A transmissão entre humanos é rara.Nocardia é encontrada em águas paradas, plantas em decomposição e solo. A infecção ocorre por inalação de poeira contendo as bactérias ou pela inoculação direta da pele se o solo ou a água contaminada entrar através de um corte ou arranhão.Factores de risco
Factores de risco predisponentes para a nocardiose são, entre outros ;
>ul>>li>Cânceres linfo-reticulares>li>Tranplante de órgãos>li>Corticóides de alta dose ou outra terapia imunossupressora>li>Doença pulmonar subjacentep>No entanto, cerca de 20 a 30% dos pacientes com nocardiose não têm doenças ou distúrbios pré-existentes. A nocardite cutânea primária geralmente ocorre 1 a 3 semanas após algum tipo de trauma local em pacientes imunocompetentes.>Nocardite também é uma infecção oportunista em pacientes com infecção avançada pelo HIV.
Sintomas e doenças
Nocardite geralmente começa como uma infecção pulmonar subaguda, reminiscente de actinomicose, mas a nocardia dissemina-se mais localmente ou hematogenicamente.
Pode se espalhar para qualquer órgão com formação de abscesso, mas afeta principalmente o cérebro, pele, rins, ossos ou músculos.
Os sintomas mais comuns de envolvimento pulmonar - tosse, febre, calafrios, dor no peito, fraqueza, anorexia e perda de peso - não são específicos e podem ser semelhantes aos da tuberculose ou pneumonia purulenta.
Derrame pleural também pode ocorrer. Abcessos cerebrais metástáticos ocorrem em 30-50% dos casos e geralmente levam a fortes dores de cabeça e anormalidades neurológicas focais. A infecção pode ser aguda, subaguda ou crônica.
Abcessos da pele ou subcutâneos são comuns, às vezes como uma inoculação local primária. Eles podem aparecer como:
<- Celulite sólida
- Síndrome linfocutânea>li>Um actinomicetoma
A síndrome linfocutânea consiste em uma lesão primária da pele purulenta e alterações linfonodais que lembram a esporotricose.
Um actinomicetoma começa como um nódulo, festivo, se espalha ao longo de camadas de fáscia, e é drenado através de fístulas crônicas.
Diagnóstico - Exame microscópico ou cultura
O diagnóstico de nocardite é feito pela detecção de espécies de Nocardia no tecido ou na cultura de amostras de lesões localizadas identificadas por exame físico, raios-X ou outros exames de imagem.
Bocados de filamentos ramificados de bactérias Gram-positivas (que podem ser fracamente ácido-rápido) são frequentemente vistos.
Prognóstico
Sem tratamento, a nocardiose pulmonar e a nocardiose disseminada são geralmente fatais. Em pacientes tratados com antibióticos adequados, a taxa de mortalidade é maior em imunocomprometidos.
Em pacientes com infecção disseminada (> 50%) e em pacientes imunocompetentes com lesões confinadas aos pulmões é aproximadamente 10%.
As taxas de cicatrização em pacientes com infecções cutâneas são, na maioria das vezes, > 95%.
Terapia
Trimetoprim / sulfametoxazol (TMP / SMX)
TMP / SMX 15 mg / kg / dia (do componente TMP) p.o. a cada 6-12 horas ou doses elevadas de uma sulfonamida isoladamente (por exemplo sulfadiazina 1 g po a cada 4-6 horas) são usadas.
Posto que a maioria dos pacientes responde lentamente, uma dose que mantém um nível de sulfonamida no sangue de 12-15 mg / dl 2 h após a última dose deve ser dada para ≥ 6 meses.
Em doentes imunodeficientes e doentes com doença disseminada, TMP / SMX deve ser tomado juntamente com amikacin, imipenem ou meropenem até que os resultados dos testes relativos à identificação e sensibilidade das espécies estejam disponíveis.
Amikacina, uma tetraciclina (especialmente minociclina), imipenem / coastatina, meropenem, ceftriaxona, cefotaxima, uma ampla gama de fluoroquinolonas (por exemplo, moxifloxacina), ou dapsona também pode ser usada no caso de hipersensibilidade à sulfonamida ou infecção resistente ao tratamento.
Tigeciclina pode ser uma alternativa eficaz. A selecção de substâncias alternativas deve basear-se nos resultados dos testes de susceptibilidade in vitro...?☀️.
Artigos semelhantes
- Por que tantas pessoas parecem pensar que o iPhone é melhor que o Android? O que é que o iPhone pode fazer que o Android não consiga?
- Alguém diz que os livros de Harry Potter são melhores do que a Bíblia. O que você acha? O que é um livro pior de que se pode pensar?
- O que é que a PS5 tem que é melhor do que a série Xbox One? O que você deve comprar, Xbox ou PS5?
- O que é um arquivo .dex? O que é dexopt? O que é odex? O que é o dexoat? O que é ELF? Como isso tudo funciona?