Como é feita a transferência da VoLTE para a VoWiFi sem perda mínima de voz?
Temos aqui dois cenários -
- uma chamada estabelecida sobre VoLTE, e depois a voz é descarregada para VoWiFi.
- li>uma chamada estabelecida sobre VoWiFi, e depois a voz é descarregada para VoLTE.
Quando o dispositivo se liga com a rede LTE, realiza o registo IMS e estabelece um túnel IPSEC com o P-CSCF.
Caso este registo aconteça através da rede WiFi, então são estabelecidos dois túneis IPSEC - túnel exterior entre o dispositivo e o ePDG, e um túnel interior entre o dispositivo e o P-CSCF.
No que diz respeito aos pacotes de voz, estes serão sempre ancorados no PGW.
Quando o Cenário-1 ocorrer, e a descarga do VoWiFi ocorrer - isso levará ao estabelecimento de um túnel IPSEC com o ePDG e um túnel GTP será criado entre o ePDG e o SAE GW para ancorar o portador do ePDG ao PGW.
Quando o Cenário-2 ocorrer, um portador de rádio será criado e os pacotes de voz RTP fluirão através do SGW/PGW da UE ao invés do ePDG.
Em ambos os cenários, o endereço IP das UEs não deve mudar ( continuidade de IP) - caso contrário, a chamada cairá, pois a ligação de contato S-CSCFs mudará.
Uma atualização extra do SIP REGISTER ocorrerá nos eventos de handover-handback, onde a UE pode adicionar/remover suas capacidades opcionalmente.
Para que a comtinuidade do IP seja mantida, é preferível uma rede de acesso WiFi metropolitana de confiança e de propriedade da operadora. Caso utilizemos uma rede WiFi não confiável (WiFi pública), a continuidade IP pode não ser mantida, levando à interrupção do serviço.
Artigos semelhantes
- Como funciona o VoLTE? Qual é a diferença entre VoLTE e VoWiFi?
- É verdade que com LTE, não podemos fazer chamadas de voz sem Internet ON e com VoLTE, podemos fazer chamadas de voz sem Internet ala Jio 4G?
- Como é feita a transferência de dados via USB?
- Todos os telefones LTE são telefones VoLTE? Se não, como posso ver um telefone VoLTE a olhar para as especificações?