Qual é a maior batalha já travada?
Não sei se esta foi A maior batalha, mas foi definitivamente uma grande batalha.>p> A batalha de Farsalus>>img src="https://qph.fs.quoracdn.net/main-qimg-8d7817999037061d08aad1c3d3b9f3a1.webp">Esta foi uma batalha civil entre César e Pompeia e o vencedor reclamaria o grande império romano. No momento havia 3 grandes generais de Roma; César, Pompeia e Crassus.
Crassus foi eliminado. Ele tentou invadir Partia, mas os Partos o derrotaram (Batalha de Carrhae)
Meanwhile Caesar tinha obtido grandes vitórias na Gália. Depois disso ele quis voltar e governar Roma, mas Pompéia também o fez. Como César, ele tinha tido grandes vitórias no Oriente e tinha uma carreira militar impressionante como César. Aqueles 2 generais brilhantes e populares queriam ambos governar Roma.
Não foi permitido mover seu exército na Itália porque traria ataques civis, mas em 49 AC, 11 de janeiro, César voltou da Gália, cruzou o rio Rubicão no norte da Itália e quebrou a lei. Pompeia notou isso e preparou-se para uma batalha civil. Ele reuniu o seu exército e transferiu-o para a Macedónia. Lá ele pôde contar com apoio no leste, onde tinha feito o seu nome. Então, nas planícies planas de Faraó, ele montou seu exército para lutar contra César.
O exército de César tinha apenas 22.000 infantaria e 1.000 cavalaria, enquanto o exército de Pompéia tinha 45.000 infantaria e 7.000 cavalaria, de modo que César estava em grande número. Cada soldado das legiões levava um escudo curvo, um pilum ou uma lança e um gladiador. As legiões romanas eram apoiadas por auxiliares, incluindo arqueiros e cavalaria. Uma legião continha 10 coortes. Uma coorte foi criada em 6 séculos. Cada século era liderado por um centurião, um bravo soldado que se manteria de pé e lutaria, não importando o que acontecesse. César conhecia todos os seus centuriões pelo nome e tinha apenas uma grande relação com todos os seus soldados. Ele os conhecia e lutava com eles por muitos anos na Gália e dormia com eles na mesma tenda. (não dessa maneira :p) A cavalaria de Pompéia superou a de César de 1 a 7, então César viu o fio e escolheu uma coorte de cada legião para formar uma quarta linha que ele colocou atrás de sua própria cavalaria como uma linha extra de defesa. Pompéia não fez nenhuma tentativa de avançar, então César ordenou que suas legiões avançassem. Então a cavalaria de Pompéia encarregou a cavalaria de César de os afastar e desarticular. César foi apanhado de surpresa e a batalha tinha começado. Mas Lavianus, o líder da cavalaria do exército de Pompéia, não conseguiu reagrupar a sua cavalaria. As legiões de Pompéia estavam confusas. César enviou a sua quarta linha contra a cavalaria de Pompéia. A antiga cavalaria romana não era boa a lutar, preparava infantaria pesada com lanças. Toneladas da cavalaria foram mortas e o resto fugiu. César ordenou às suas legiões que avançassem e eles receberam um mar de flechas sobre eles, mas ele lhes disse para não atacar. Depois ordenou-lhes que atirassem a pila e carregassem. A quarta linha de César não conseguiu abrir caminho através da ala esquerda enfraquecida. Então ele ordenou na sua terceira linha, contendo as suas tropas mais fortes de batalha. A ala esquerda de Pompeia partiu-se completamente. O resto do exército de Pompeia fugiu.
Caesar tinha ganho o dia e agora era dono de Roma. Pompeia tinha fugido para o Egipto e César nunca mais o encontrou, mas Pompeia acabou por ser morto por um dos centuriões de César. Ele trouxe a cabeça de César Pompeia num saco, mas César recusou-se a olhar para ela e deu a Pompeia uma morte honrosa.