Por que a Apple não faz o iPhone com memória de armazenamento expansível?
As outras respostas são plausíveis, mas acho que a principal razão é outra coisa.
A Apple não permite cartões de memória externos porque isso complicaria desnecessariamente a interação do usuário. Isto vai ficar bastante técnico, mas tenho a certeza que esta é a principal razão. Afinal, todo telefone Android já está fazendo isso, então teremos que ver como funciona lá para entender porque a Apple não quer isso no iPhone.
Todos os sistemas operacionais até hoje têm a mesma forma que lidam com volumes de dados (discos externos ou armazenamento de memória flash). Quando o dispositivo externo está conectado a um dispositivo de computação que já está em execução, o sistema operacional irá olhar para o dispositivo, descobrir se existe um mapa de partições, olhar para as partições e verificar se elas estão formatadas, e então montar aquelas cujo formato é compatível com o SO. Os cartões de memória geralmente têm uma única partição, e na maioria dos casos, ela é formatada usando o sistema de arquivos FAT32. Então, você coloca um cartão de memória no seu telefone, e em poucos segundos, o telefone e seus aplicativos podem acessar os dados no cartão (e escrever nele). Normalmente, quando você quer puxar o cartão para fora, o procedimento correto é dizer ao sistema operacional para desmontar o(s) volume(s) naquele cartão (após terminar qualquer leitura/escrita de dados neles) antes de puxá-lo para fora. Nos computadores desktop, isto é feito "ejetando" a unidade (no Mac, você arrasta a unidade para o lixo, no Windows, você clica com o botão direito do mouse em um ícone na bandeja e clica em "Ejetar unidade"). Uma vez que o volume é desmontado, você recebe uma mensagem de que é seguro remover o pen drive. No Android, há uma maneira de emitir este comando (para "ejetar" o cartão), mas quase nenhum usuário Android o faz (ou mesmo sabe que deve fazê-lo). Então, o que acontece se você não "ejetar" o cartão antes de puxá-lo para fora? Na maioria das vezes, nada, mas ocasionalmente, você obtém corrupção de dados, porque você arrancou o cartão enquanto o telefone ainda estava fazendo algo com ele.
Um outro grande problema com armazenamento removível é a disponibilidade de dados - quando o cartão não está lá, os dados não estão disponíveis (obviamente). Se você colocar (algumas de ) suas músicas, fotos ou aplicativos naquele cartão, quando você remover o cartão, o telefone responderá de maneiras estranhas, dependendo de como os dados foram trazidos para o telefone. Se fosse um aplicativo que você tivesse instalado, o telefone provavelmente ainda teria um ícone para aquele aplicativo, mas quando você tentar lançá-lo, ele irá produzir uma mensagem de erro.
Apple acredita que os possíveis problemas com unidades removíveis com dados desaparecendo/reaparecendo são simplesmente muito complexos para serem resolvidos de uma maneira Apple (simples, intuitivo, sempre funcionando). Quando algo dá errado (por exemplo, corrupção de dados em um cartão que foi arrancado sem desmontar), os usuários vão culpar a Apple e não o cartão (ou eles mesmos, por fazerem algo estúpido). Há simplesmente muitos cenários potenciais com um cartão removível onde a experiência do usuário não seria a melhor, e onde os usuários poderiam facilmente ficar frustrados com seu dispositivo devido aos problemas causados pelo cartão removível.
Não há realmente nenhum benefício significativo em introduzir o recurso de mídia removível. Os usuários de iPhone certamente não são sensíveis ao preço (o modelo mais barato começa em US$ 650, e alguns modelos vão bem acima de US$ 1.000), então não há realmente nenhuma razão para que um proprietário de iPhone que quisesse um armazenamento maior não comprasse simplesmente um modelo com armazenamento maior. Em outras palavras, quando alguém gasta 800 USD num telefone, a diferença de preço de 50 USD entre o que a Apple cobra por um armazenamento extra e o que se pagaria por um cartão micro-SD rápido simplesmente não é uma consideração significativa.
A principal razão da Apple é manter o sistema operacional simples e a experiência do usuário tranquila. Também não custa nada fazer um pouco de lucro extra em cada telefone para armazenamento adicional. Este lucro extra ainda é apenas um benefício lateral, não a principal razão.
Artigos semelhantes
- Quando é que o iPhone vai ter um slot de cartão SD para memória expansível?
- Porque é que os smartphones premium não têm bateria removível e memória expansível?
- Porque é que os telemóveis não vêm com memória expansível hoje em dia?
- Porque é que os Smartphones Samsung Galaxy têm slots de armazenamento expansível incluindo cartões SD, os iPhones não?