A PS5 será capaz de instalar/baixar jogos de disco muito mais rápido do que a PS4?
Nope. Se alguma coisa vai ficar um pouco pior. Os jogos PS5 não podem ficar muito maiores por causa dos limites do tamanho do disco, mas podem ficar um pouco maiores, e o tamanho médio vai aumentar muito. No PS4, a maioria dos jogos eram de 30-60GB, e alguns eram de 80GB. Um par de jogos enormes tinham mais de 100 GB e vieram em dois discos. Os discos do PS5 podem ser de 100GB em vez de 80GB. Mas o PS5 também pode lidar com muito mais detalhes gráficos, o que significa que os dados gráficos nos jogos vão ficar muito maiores. Espere que a maioria dos jogos sejam 60 GB, sendo 100 GB um pouco raros. O SSD no PS5 significa que os jogos podem ser melhor organizados e compactados. Menos dados repetidos, e melhor compressão, vai ajudar a compensar os dados gráficos extras, mas não completamente. Os jogos vão continuar a ficar maiores. E isso significa que as instalações continuarão a ficar mais lentas.
Você vê, há um limite para a velocidade que um pequeno disco de plástico pode ter, e nós já estamos há muito tempo sem fazer isso. Veja os vídeos do YouTube. Eles são abundantes sobre este tópico. Se você girar esse pedaço de plástico mais rápido, ele voa para o outro lado. Há limites tecnológicos, e há limites físicos. Você pode superar os limites da tecnologia. Você não pode superar os limites físicos. Você os supera ao encontrar uma tecnologia diferente que não compartilha o mesmo limite físico. Pequenos discos de plástico não se aguentam juntos indo mais rápido, e nunca irão. Você teria que mudar algo neles, como um plástico mais grosso e mais forte. Mas então eles não seriam mais a mesma coisa, seriam um NOVO tipo de pequeno disco de plástico, não é mesmo? E provavelmente não seriam compatíveis. Você teria que criar um padrão totalmente novo, uma forma totalmente nova, de um conceito que está morrendo. Porque sim, os discos plásticos estão a morrer.
Já tínhamos ultrapassado os limites dos pequenos discos de plástico nas consolas actuais, mesmo na borda com as consolas anteriores como Wii U, PS3, e XB360. É por isso que as consolas começaram a ter processos internos de armazenamento e instalação - o disco em si era demasiado lento para correr o jogo. Se pudessem ter resolvido esse problema, não haveria instalação, porque os jogos de disco ainda estariam rodando fora do disco em vez de ter que instalar. E não vale a pena inventar um tipo de disco substituto porque a indústria vê melhores alternativas.
Para um, a indústria inteira quer que você compre downloads digitais, não cópias físicas. Ele corta a marcação no varejo, e permite que eles impeçam a revenda, para que eles não percam uma venda devido a alguém jogando uma cópia usada. Os gamers não são necessariamente grandes fãs disso, mas os desenvolvedores de jogos certamente são.
Outra coisa que eles querem que você faça é obter jogos através de uma assinatura contínua, ao invés de uma compra única. Mais uma vez, isso geralmente significa que é um download, ao invés de uma cópia física.
Eles não têm nem mesmo certeza se querem te dar uma cópia do jogo. Eles podem querer transmitir o jogo para você ao vivo em seu lugar. Veja Microsoft XCloud, NVidia GeForce Now, PlayStation Now e Google Stadia.
Mas mesmo em um mundo onde tudo isso não funciona, esta será a última geração de consoles a usar discos. Quando esta geração de consolas terminar, os suportes de estado sólido de grandes dimensões (como os cartuchos que a Nintendo Switch está a utilizar) serão tão baratos que não os poderás fabricar por muito mais do que o custo de fazer discos, e podem eventualmente ser feitos em tamanhos muito maiores do que os discos, e são MUITO mais rápidos. Reparaste que se tiveres uma cópia física de um jogo Switch, não há nenhuma instalação? O jogo corre directamente do cartucho. Os discos UHD Blu Ray podem aguentar até 100 GB, e está ficando muito difícil fazê-los maiores, e eles CANTEM ser mais rápidos. Enquanto isso, os cartuchos Switch vêm em 32 GB, e eles têm versões de 64 GB este ano. Com certeza em mais 7 anos teremos dobrado novamente para 128 GB. Talvez duas vezes, para 256 GB. Nem sequer é tão difícil fazê-los aguentar tanto assim. Os cartuchos de troca são minúsculos. Um cartucho PS6 poderia ser o quádruplo do tamanho de um cartucho Switch, e facilmente segurar 256 GB com a tecnologia atual, e ainda seria minúsculo em comparação com um disco. É o custo que retém isso, e esse custo já está caindo. Isso pode ser feito hoje, o que significa que em 7 anos será barato. É improvável que consigamos fazer discos segurar tanto, e não queremos fazê-lo, porque eles não podem ficar mais rápidos, então essa quantidade de dados levaria uma eternidade para ler.
Então não. O PS5 não instalará os jogos mais rapidamente a partir do disco. No entanto, eles têm algumas coisas interessantes que estão fazendo. A Microsoft vai deixar você jogar alguns jogos transmitidos da nuvem enquanto você espera pela instalação, e então quando a instalação estiver concluída, você vai mudar sem problemas para a versão local rodando em uma qualidade superior. A Sony está tornando possível quebrar o jogo em peças mais isoladas para que você não precise da instalação completa para começar o jogo. Ambas as empresas já falaram em ter recursos do tipo "visualização rápida" onde você pode "espreitar" um jogo para ver se seus amigos estão online, ou onde você parou, sem ter que carregar o jogo inteiro primeiro. Finalmente, ambas as consolas mudaram para SSD. Isto não vai ajudar muito na instalação dos tempos porque a parte lenta ainda é o disco ou o download, mas vai ajudar a carregar os tempos no jogo tremendamente.
Artigos semelhantes
- Qual é a diferença entre jogar os jogos PS4 na consola PS5 Digital Edition, versus a consola PS5 com a unidade de disco Ultra HD Blu-ray?
- A PS5 será capaz de melhorar os jogos antigos da PS4?
- Quanto mais rápido é um disco de estado sólido do que um disco rígido tradicional?
- Posso instalar com sucesso jogos para PC num disco rígido portátil e jogá-los a partir deste disco rígido?