Quais são os melhores comprimidos para desenhar mangá?
Best? Muitos, dependendo do que se pretende com esta palavra
Absoluto melhor não são realmente comprimidos, mas os digitalizadores-monitores (ou pen monitor).
Digitalizador-monitores são a próxima melhor coisa a ter um "papel mágico" que possa suportar qualquer abuso, e em quem os erros - mesmo uma longa sequência de - podem ser apagados pressionando ctrl-Z.
Do lote os melhores são, indiscutivelmente, os
Wacom Cintiq(s) - muito caro, mas se você é um profissional é apenas um bom investimento.
Se você está com um orçamento mais apertado, menos caro, mas ainda bom (ou muito bom) os vários que integram os digitalizadores da UC-Logic, como os próprios Yiynovas e UC-Logic Artisuls. Comparáveis a estes, mas com uma verificação de qualidade um pouco mais manchada, os Huions. Estes não têm sensibilidade para a inclinação da caneta, no entanto (talvez... é algum mês desde a última vez que verifiquei, e a UC estava tentando encontrar uma maneira de adicionar isso - ou esperar que alguma patente do Wacom expirasse)
até a data, o maior "derrubada" destes "mais baratos" (um Yiynova 21.5″ ainda é cerca de 1K $) "derrubada" é o desenvolvimento do driver, mas eles estão ficando melhores, e suporte pelos produtores de software (que tendem a esquecer qualquer coisa que não seja Wacom de marca).
Se desenhar diretamente no monitor não é atraente nem necessário, os melhores tablets são os Wacom Intuos(es) das linhas profissionais, que em ordem cronológica foram:
Intuos (Série GD) tamanhos: de A6 a A3
Intuos 2 (Série XD) tamanhos: de A6 a A3 [os comprimidos que uso, em A3 e A5]
Intuos 3 (Série PTZ) tamanhos: de A6 a A3
Intuos 4 (Série PTK) tamanhos: de A6 a A3 [o primeiro comprimido que comprei, um A4]
Intuos 5 (Série PTH) tamanhos: de A6 a A4
Intuos Pro (Série PTH) tamanhos: de A6 a A4 (Modelo atual; entretanto)
O Intuos 4 A3 ainda é produzido, pois ainda é - por volta de 1000$ - o tablet mais barato que é suficientemente grande para o trabalho profissional de CAD (por outro lado, é caro o suficiente para ser uma opção mais cara que um pen-monitor UC-Logic do mesmo tamanho, ou alguns dos monitores de especificação inferior de seu próprio produtor, Wacom).
A actual "Intuos" - sem o "Pro" - é a última descendência da linha Hobby de Wacom - tem aproximadamente as mesmas especificações que os intuos antes dos 3, mas não tem sensibilidade para a inclinação da caneta, um aborrecimento se se gosta de trabalho de caligrafia, e a electrónica é um pouco mais barata.
Agora, aqui há algo que tenho a dizer sobre os Intuos(es) profissionais, e a razão pela qual os listei todos:
A série GD era suficientemente boa para fazer trabalhos profissionais nos anos 90, e muitas pessoas apreciam-nos e continuam a usá-los ainda hoje (alguns deles depois de terem usado um microcontrolador e um projecto de código aberto chamado waxbee para os converter para USB), porque a Wacom cobra mais do que um pouco pelo seu material, mas o seu produto é quase à prova de bala. Idem para as séries 2, 3, 4 e 5.
Sim, se você olhar para as especificações, ele tem metade da resolução e metade da sensibilidade à pressão do Intuos 4/5/Pro(com as canetas da velha geração)
Então, se você vir alguém que vende um dos modelos antigos usados, é provável que ele vai durar alguns anos e você não vai se arrepender do dinheiro poupado na compra de um modelo novo. As principais razões para comprar novos Intuoses é o suporte a drivers - tanto quanto sei, os drivers para a série 2-4 foram lançados para o Windows 7 mas ainda podem ser colocados a funcionar no Windows 10, a série 1 é um pouco uma aventura (os drivers para Linux e Mac devoram qualquer modelo que venha com uma conexão USB, no entanto).
Se o orçamento é apertado, você não confia em comprar um tablet de segunda mão e não precisa de sensibilidade à inclinação (eu o uso uma vez por mês, outros realmente precisam dele todos os dias), eu tive um Huion H610 por um tempo (antes de descobrir que os Intuos 2 eram tão bons quanto eu preciso de um tablet para ser, mas com apenas um pouco de paciência poderia ser conseguido por mais barato).
Era uma máquina surpreendentemente boa, praticamente ao nível do meu Intuos 4 L - Dei-a a um amigo quando mudei para o digitalizador/monitor do Intuos 2 XL/LG IPS do-it-yourself(2) que uso agora (tinha muito tempo livre e uma licenciatura em TI, mais um jovem mal gasto como carpinteiro... a menos que você tenha qualificações similares, construir seu próprio digitalizador-monitor não é uma linha de ação que eu recomendo; no entanto, se você gosta de coisas de bricolagem, é divertido).
Eu recomendo o Huion. Ele também tem uma caneta recarregável - ou uma com uma pilha AAA que dura um mês - que custa apenas cerca de 25$ para substituir, se cair na ponta.
(Uma para outra, qualquer caneta Wacom após as do Intuos 2 normalmente custa mais de 100$ e elas, também, quebram quando caem na ponta).
Artigos semelhantes
- Qual é o pretérito correto de "desenhar", "desenhar" ou "desenhar", e por quê?
- Como ler mangá no meu telefone? Quais são os melhores aplicativos de leitura de mangá
- Quais são algumas boas aplicações de leitura de manga além do Manga Rock?
- Quanto tempo vai demorar até que possamos ver uma queda real no preço dos comprimidos Samsung S6, agora que os comprimidos S7 estão fora?