Como é que os telemóveis Samsung são tão duráveis?
P>Telefones Samsung de bandeira regular? Não são muito duráveis de todo. Eles são alguns dos telefones mais facilmente quebrados já feitos.
O Galaxy S8 era certamente um telefone com bom aspecto. Mas quando foi lançado, a companhia de seguros Square Trade fez o seu teste de "quebrabilidade" no S8. Este teste avalia tanto a facilidade de destruição quanto o custo de reparo, e produz um índice de quebrabilidade. O S8 obteve um índice de quebra de 76, o S8+ um índice de quebra de 77... as pontuações mais altas até hoje. Eles não tiveram a coroa por muito tempo, já que o iPhone X teve uma pontuação de 90, a maioria devido ao seu custo de reparo ridiculamente alto.
Por que estes telefones são tão frágeis? São de vidro em ambos os lados, e como a foto mostra, o vidro envolve os lados. É bonito, mas não há protecção. E claro, é o Gorilla Glass 5. Mas não é de aço. Vai quebrar se você deixar cair.
Este ano o Galaxy S9 e o S9+ foram para um vidro mais grosso e supostamente mais forte, mas ainda estão embrulhados em vidro, sem nenhuma luneta protetora significativa. A Samsung afirma usar alumínio mais forte na moldura, o que pode ter melhorado um pouco no teste de "dobra". Mas de qualquer forma, a pontuação de quebra no S9 provou apenas uma ligeira melhoria, com 71 para o S9 e 76 para o S9+.
Em suma, estes telefones não são mais projetados para uso na vida real do que o iPhone nos dias de hoje. Acho que ambas as empresas sabem que os consumidores caem por doces para os olhos quando compram um telefone novo, não estão pensando no uso real no dia-a-dia. A não ser, claro, que esmaguem o telefone, mas mesmo assim, há estimativas de que 25% dos utilizadores de iPhone andam por aí com telefones esmagados a qualquer momento.
O outro factor moderno é que empresas como a Apple e a Samsung oferecem agora o seu próprio seguro telefónico (Apple Care, Samsung Protection Plus). O custo anual é de cerca de 1/5 a 1/4 do custo de um novo telefone, portanto, pelo menos com base nesse valor de 25%, essas empresas estão obtendo um grande lucro com essa cobertura. Portanto, não espere que os telefones convencionais sejam mais duráveis.
Samsung oferece pelo menos uma alternativa, normalmente, para pessoas que querem um telefone feito para uso na vida real sem um estojo. O Samsung S8 Active é uma versão do S8 original feita num estojo/corpo muito mais robusto. Estes geralmente seguem por detrás das naves de bandeira, e até agora não há nenhum Galaxy S9 Active. Mas se eu estivesse pronto para abandonar o meu LG V10 - um dos últimos telefones mainstream feito robusto o suficiente para uso regular sem a necessidade de um estojo - eu poderia olhar para o Samsung Actives.