Os mestres de xadrez conseguem derrotar os supercomputadores de xadrez?
Os melhores motores são agora não só mais fortes, mas muito mais fortes, do que qualquer humano; isto é verdade a qualquer momento. E "supercomputadores" não são necessários - um bom motor funcionando em um telefone celular é mais forte do que qualquer humano. Aqui estão algumas evidências para aqueles que não estão familiarizados com o campo:
>ul>li>jogos humanos até e incluindo o campeonato mundial são analisados por motores (por exemplo, no ChessBomb). Os motores regularmente acham que os movimentos do humano são subótimos.- Isso realmente significa que o motor e o humano discordam. Mas também considere:<
- Multiplos motores fortes (os três primeiros são Stockfish, Houdini e Komodo) geralmente concordam um com o outro.
- Os motores fornecerão uma "variação principal" analisando a continuação após os movimentos reais e ótimos; isto geralmente dá até mesmo um jogador muito menor (por exemplo, um GM comum) uma forma de ver imediatamente a refutação no trabalho.
- No CCRL 40/40 - Lista completa, a versão mais forte do Rybka 1 é classificada como 2898. Temos de permitir a possibilidade de que esta escala seja diferente da escala de classificação humana, pelo que este número não pode ser medido directamente em relação à classificação de Carlsen. Mas a paridade Hydra/Rybka (baseada em torneios de máquinas antes da Hydra ser descontinuada) sugere que uma classificação CCRL de 2898 corresponde ao jogo sobre-humano. (Carlsen venceria um jogador como Adams, mas não por +5-0=1.)
- Uma versão posterior de Rybka tem uma classificação CCRL de 3156. As classificações CCRL podem certamente ser comparadas umas com as outras. Esta diferença de classificação significa que o Rybka mais forte ganharia cerca de 2/3 do tempo contra o Rybka 1 original, e empataria quase todo o resto. O Rybka 4 é definitivamente mais forte que os humanos.
- Na mesma lista, as últimas versões dos 3 motores top 3 são classificadas em 3379 e acima. Eles são muito mais fortes que o Rybka 4, novamente. (CCRL nem sequer as testa contra a Rybka, que já não é competitiva. Meu próprio Roc venceu o Rybka 4 por 30-6 com 14 empates no CCRL 40/4 - e também perdeu 29-1 para uma versão agora obsoleta do Stockfish.)