O que há de especial com o Qualcomm Snapdragon 820?
O novo Snapdragon 820 de 14nm tem uma arquitetura completamente diferente da do seu predecessor, o 810. Ele é composto pelo modem X12 LTE, CPU Kryo, GPU Adreno 530, Hexagon DSP e Spectra ISP.
A CPU Kryta de 64 bits é uma das maiores mudanças e alegadamente oferecerá o dobro da performance do 810.
A CPU tem uma velocidade máxima de relógio de 2.2GHz e é quad-core, não octa-core. A Qualcomm afirma que o número reduzido de núcleos não afetará negativamente o desempenho, pois o Android e a maioria de seus aplicativos ainda não estão otimizados, nem exigem o suficiente para precisar do músculo octa-core.
image:
Especificamente, o porta-voz em questão argumentou: "O mais importante é ter um desempenho de pico com um único núcleo, pois na maioria das vezes apenas um ou dois núcleos estão ativos". Ele acrescentou: "Quando a maioria dos telefones está jogando jogos, navegação na Web ou apenas processamento de texto, geralmente apenas 1,5 núcleos estão ativos a qualquer momento".
A GPU Adreno 530 é, em papel, igualmente impressionante e, de acordo com a Qualcomm, oferecerá "40% de desempenho melhor do que a 810". Como um elemento adicional de prova futura, ele também incluirá suporte à API Vulkan recentemente revelada, bem como ao OpenGL 3.1 mais comum usado na maioria dos jogos Android atuais.
Para aqueles que não sabem, o Vulkan era anteriormente conhecido como a "Iniciativa OpenGL da Próxima Geração" e foi projetado para tornar mais fácil para os desenvolvedores fazer jogos com ótima aparência. Ele já tem suporte massivo de grandes nomes da indústria de jogos, incluindo Valve.
Finalmente, o modem X12 LTE 820's X12 irá aumentar ainda mais o desempenho, adicionando suporte a velocidades Cat.12 LTE.
Se as redes do Reino Unido entrarem a bordo, isto significa que um smartphone usando o Snapdragon 820 poderia teoricamente ver velocidades de até 600Mbps downlink, e 150Mbps uplink. Esta é uma melhoria maciça no modem X10 LTE 810's X10, que ofereceu menores velocidades máximas teóricas de download e upload de 450Mbps e 50Mbps respectivamente.
O X12 também é o primeiro modem no mundo a suportar LTE em bandas de espectro não licenciadas, além de oferecer uma maior garantia de futuro ao chip.
Mais sobre o Qualcomm Snapdragon 821
Não o chame de seqüela: O Snapdragon 821 da Qualcomm é uma versão um pouco mais poderosa do seu chip 820, com um pequeno aumento na velocidade do relógio em toda a linha para lhe dar cerca de 10% a mais de desempenho de processamento. O 820 continuará a ser fabricado, com a Qualcomm deixando muito claro que esta nova especificação é
Desde que seja o mesmo chip com a mesma arquitetura, o aumento na velocidade do relógio aumentará o consumo de energia, portanto, somente os fabricantes que fabricam telefones com baterias de alta capacidade vão querer colocá-los em seus telefones.
A velocidade máxima do relógio dos dois núcleos de processamento de alta potência foi aumentada de 2,2GHz para 2,4GHz. Os dois núcleos de baixa potência receberam um impulso maior, passando de 1.6GHz para 2GHz. No entanto, os fabricantes têm a última palavra sobre a velocidade do relógio, por isso podemos não ver todos os telefones Snapdragon 821 a obter potência total do chip.
O chip gráfico Adreno 530 também recebeu um ligeiro aumento de desempenho, passando de 624MHz para 650MHz e possivelmente mais, dependendo dos desejos dos fabricantes de telefones individuais.
Artigos semelhantes
- Como é o Qualcomm Snapdragon 720G em comparação com o Qualcomm Snapdragon 845?
- O MediaTek Helio X23 é melhor que o Qualcomm Snapdragon 820?
- Qual chipset é melhor, Qualcomm Snapdragon 750G ou MediaTek Dimensity 820?
- Qual processador de smartphone é melhor, o Qualcomm Snapdragon 750G vs MediaTek Dimensity 820 SOC?