O que é uma boa solução de áudio para carros sem porta AUX?
Acho que se o seu sistema de som existente não tem nenhuma entrada auxiliar, deve ser bastante antigo ou básico. Acho que nesse caso o seu auto rádio não é compatível com Bluetooth ou Airplay/Carplay...
Duas soluções aftermarket existem para ligar uma fonte de música externa (ipod, iphone, telefone android, leitor de cd ou mp3 portátil, etc.) a rádios automotivos tão antigos.
- se o auto-rádio tiver um leitor de cassetes (muitos auto-rádios antigos têm um leitor de cassetes integrado): você pode encontrar na amazon, ebay ou outra loja de eletrônicos um dispositivo especial que se parece muito com um cassete, mas na verdade não é, mas que fornece uma tomada de saída de 3,5mm (como um fone de ouvido portátil) na extremidade de um fio curto. Ligue essa ficha à saída dos auscultadores da sua fonte (mp3, iphone, leitor de cd ou outra unidade). Em seguida, você insere o dispositivo com aspecto de cassete dentro da unidade de leitor de cassetes do carro. O que acontece é que a saída do dispositivo tem uma cabeça de metal especial (onde a fita apareceria normalmente num cassete verdadeiro) que faz contacto físico na cabeça de leitura do leitor de cassetes dentro do leitor. Isto transmite som em estéreo diretamente para o amplificador eletrônico do toca-fitas do carro. Basta seleccionar a entrada "tape" no leitor do seu automóvel e a saída de música frontal do dispositivo ligado desta forma irá tocar como se fosse uma leitura de um cassete de fita. A qualidade do som é a mesma como se a saída de som do seu aparelho estivesse directamente ligada, mantendo toda a gama dinâmica do som, resposta de frequência, tal como quando liga tal aparelho a uma entrada auxiliar de um auto-rádio, altifalante activo portátil ou receptor doméstico.
- Se o seu auto-rádio não tiver um leitor de cassetes integrado, pode comprar nas lojas ou no ebay ou amazon uma unidade especial que se liga ao conector de saída do seu aparelho de 3,5 mm e que transmitirá o sinal de música recebido através da banda FM do seu auto-rádio. A unidade deve normalmente ser ligada a uma entrada eléctrica do automóvel (ficha de cigarro ou outra tomada eléctrica) ou utilizada com pilhas, dependendo dos modelos adquiridos para poder funcionar. Em seguida, a unidade especificará em que frequência FM deve sintetizar o seu rádio FM. Normalmente tais unidades têm algumas escolhas de frequência seleccionáveis de modo a evitar interferências com estações de rádio FM emissoras existentes, dependendo da sua localização geográfica. Além disso, a unidade deve estar perto do estéreo do carro para funcionar corretamente (a transmissão FM da unidade tem alcance limitado). A qualidade de áudio resultante é um pouco inferior à da primeira solução (ou à entrada auxiliar directa do seu dispositivo quando o seu rádio tem uma), e o alcance dinâmico, nível de ruído e resposta de frequência é mais típico de uma transmissão de rádio FM, mas pelo menos atinge o seu objectivo de ouvir o seu dispositivo através do auto-rádio sem disponibilidade de entrada auxiliar.