A cola de madeira ou cola de gorila é melhor para colar madeira?
Depende muito do uso.
Gorilla Colue tem um tempo de abertura muito longo e é escorregadio. Também é impermeável e muito forte. Por isso, deve ser fixada com grampos. É ideal para carpintaria exterior (embora qualquer espremedor fique com uma cor castanha horrível ao sol) e é popular para colagens e folheados complexos. Uma vez curado, é fácil de remover o squeeze-out com um cinzel. ele preencherá, mas não fortalecerá as articulações mal formadas. Pode ser usado em madeira bastante húmida (embora tenha de ter cuidado com o movimento da madeira). A limpeza requer acetona, que não é demasiado tóxica mas cheira mal. Qualquer resquício preso aos dedos demora cerca de uma semana para se desgastar. Uma vez aberto, um frasco durará cerca de 6 meses enquanto a humidade atmosférica cura a cola.
PVA tem um tempo curto de abertura e é mais pegajoso. Pode ser resistente à água, mas nunca é verdadeiramente à prova de água. No entanto, seca de forma clara e não se expande, portanto, se as juntas não forem perfeitas, não preencherá a lacuna com espuma amarela feia. Só pode ser usado em madeira devidamente seca. A limpeza é feita com água. Qualquer coisa presa aos dedos se descola em horas. Uma vez aberta, uma garrafa durará anos, desde que a tampa seja tapada depois.
Both são tão mais fortes que a madeira que não há vantagem estrutural escolhendo uma acima da outra.
Utilizo muito PVA impermeável. Isto é fácil de obter em recipientes de tamanho de galão americano onde eu moro. É barato e cheira bem.
A cola amarela (também da marca Gorilla) consegue uma saída para coisas onde eu preciso de voltar ao trabalho rapidamente depois de colar (como colar curvas com vários segmentos ou fazer pedaços grossos, por exemplo: para postes de cama) ou onde não há necessidade de qualquer resistência à água
Utilizo cola Gorilla para colagens longas e complexas ou trabalhos no exterior.
No final, o único não para cola de poliuretano é onde você não pode prender a peça de forma eficaz. Suas vantagens geralmente superam as desvantagens, mas é tão horrivelmente bagunçada que fica reservada para onde ela é realmente a melhor opção.