O que faz o SQLite?
Permite gerenciar dados locais como se fossem armazenados em um servidor SQL RDBMS (Relational Data Base Management System) e acessá-los usando o mesmo código de consulta e manipulação SQL que você faria em uma situação de banco de dados cliente/servidor.
Estes dados locais são, geralmente, apenas na forma de arquivos. Entretanto você pode até mesmo criar bancos de dados e/ou tabelas "na memória" ... permitindo que você processe dados na memória como se você'tivesse criado um banco de dados e depois escrito suas consultas ou relatórios fora desse banco de dados.
Isso às vezes é útil para executar processamento complexo de dados em aplicativos móveis (SQLite é freqüentemente embutido e ligado a esse código).
Usos apropriados Para SQLite
Uma vantagem de usar SQLite para tais operações é que as bibliotecas podem impor muitos detalhes sobre como seus dados são inseridos em suas tabelas, assegurando que cada linha INSERTed com sucesso tenha as colunas de dados necessárias e que cada coluna contenha dados do tipo correto. Adicionalmente você pode, opcionalmente, fazer com que as bibliotecas reforcem a "integridade referencial" ... assegurando que os dados relacionados aos dados de uma tabela com os dados de outra estejam presentes e válidos --- que não haja "missing" ou "broken" links entre eles. Você também pode descrever sua tabela de dados com restrições adicionais que são implicitamente verificadas durante as operações INSERT, e UPDATE.
Basicamente tudo isso significa que você pode empurrar muitos dados de validação e verificação, em todo o seu código, para as bibliotecas SQLite com um relativamente modesto sobre declaração up-front.
Isso também pode ser extremamente útil quando você tem um conjunto de diferentes utilitários e aplicações dependendo, e especialmente, mantendo um corpus comum de dados. As bibliotecas SQLite's irão armazenar o esquema nos mesmos arquivos e (opcionalmente) aplicá-los em todos os seus programas e aplicações, independentemente da linguagem de programação. Assim, você'terá consideravelmente menos esforço com dados compartilhados entre Python, Ruby, Java e Javascript, e C, Go(lang) ou outros programas. Eles'todos irão ligar-se às mesmas bibliotecas SQLite que irão reforçar o esquema de uma forma consistente (assumindo que todos permitem o(s) pragma(s) correcto(s) --- o que é apenas uma ou duas linhas de código documentando o uso correcto dos seus dados/esquemas).
Artigos semelhantes
- Como é que a base de dados SQLite no Android Studio? Eu não consigo encontrá-lo em ferramentas.
- Por que um banco de dados remoto é preferível ao SQLite no desenvolvimento de aplicativos Android?
- Por que devemos usar o SQLite no desenvolvimento do Android?
- Quantos dados podemos salvar no SQLite de um aplicativo Android?