Por que o Netflix e o Amazon stream 4K UHD têm um conteúdo tão baixo de qualidade / bit rate?
Você disse "stream", não disse? Essa é basicamente a chave - eles estão fazendo streaming de vídeo commodity para usuários finais que estão dispostos a fazer um corte na qualidade em troca do imediatismo do vídeo instantâneo, on-demand.We'veen've Seen This Movie Already
This is nothing new. A Broadcast HDTV roda a um pico de 19.4Mb/s em MPEG-2, em comparação com os 40Mb/s em Blu-ray. E como o Blu-ray pode usar AVC (H.264) e basicamente o faz hoje em dia, isso é realmente comparável aos 80Mb/s em MPEG-2. Claro, o seu filme médio não está ligado a 40Mb/s, mas pode certamente tirar partido de um formato físico muito mais robusto.
Meanwhile, as taxas de vídeo HD são normalmente muito mais baixas. A maioria dos canais de transmissão ATSC incluem sub-canais, por isso o canal principal em HD é muitas vezes codificado a 8-16Mb/s em MPEG-2. O cabo de transmissão tem sido, ao que se sabe, reduzido muito do seu material 1080i para 720p, permitindo 9 canais por canal QAM de 38Mb/s, para uma média de 4.2Mb/s por canal... provavelmente também usando AVC em vez de MPEG-2. Verizon FiOS faz melhor, ainda transmitindo HD real e mais na faixa de 14-16Mb/s para canais MPEG-2, mas você nunca sabe o que eles estão tentando passar até que, bem, você sabe.
P>Pode ser pior no satélite. Eu sei que quando eu tinha Dish Network, eles rotineiramente baixaram 1920x1080 para 1440x1080, e pelo menos uma vez que eles trocaram para codificação AVC, eles usaram bitrates em torno de 5Mb/s.
HD streaming também varia. E não é apenas para ser mau para si. A Amazon, por exemplo, espera que você tenha uma conexão de 15Mb/s para vídeo HD. Alguns de nós temos conexões de internet rápidas e loucas hoje em dia, mas nem todos. Eu me mudei no ano passado, e na minha antiga casa, eu só tinha internet via satélite, com baixo limite de dados e 12Mb/s de streaming. Muitas pessoas têm conexões de maior velocidade, mas mesmo quando eu estava na Comcast, eles tinham data caps. Agora, no FiOS, eu tenho o serviço mais rápido que você pode obter na minha área e sem limite de dados. Mas eles estão a construir streaming para apoiar toda a gente. Claro, eles codificam a uma série de bitrates, mas os picos para HD parecem ser de 5-9Mb/s da Amazon, dependendo do conteúdo. Se a sua conexão de rede não puder suportar isso, você obtém vídeo de menor qualidade.
Netflix espera que você tenha um mínimo de 5Mb/s para o streaming HD. Isso soa muito fino, até você perceber que você provavelmente obterá isso através da TV a cabo de qualquer maneira, pelo menos de muitos provedores. Pode correr um pouco mais alto se a sua ligação o permitir, mas provavelmente não muito acima dos 7Mb/s.
E depois há UHD
Os serviços de streaming mais avançados fazem um pouco de 4K, e está praticamente tudo em CODECs mais avançados. Todos os UHD Blu-rays são codificados em HEVC (H.265). Amazon e Netflix também usam HEVC, enquanto o YouTube está usando VP9 para praticamente tudo, pois poupa-lhes dinheiro. HEVC e VP9 são comparáveis o suficiente - cada um é cerca do dobro da eficiência de codificação do AVC ou VP8, quatro vezes a do MPEG-2..... A Netflix realmente fez uma análise extensiva disto (Netflix encontra x265 20% mais eficiente do que o VP9 - Streaming Media Magazine). Então quando você assiste Oblivion a 66Mb/s no UltraHD-4K BD, você precisaria transmitir 4K a 256Mb/s no MPEG-2 para igualá-lo. Isso realmente o coloca em perspectiva.
Netflix requer uma conexão de 25Mb/s para suas transmissões UHD. Eu tinha ouvido dizer que a Netflix esperava transmitir 4K a 15Mb/s, mas não verifiquei isso duas vezes desde que recebi 4K, embora a reivindicação deles de 7GB/hora se traduza praticamente em cerca de 15Mb/s. E se eles precisarem de 15Mb/s sustentados, um serviço de 15Mb/s ou mesmo 25Mb/s na prática ganhou'nunca será suficiente. O resultado é melhor nos meus televisores UHD do que no seu vídeo HD. Mas isso é comparar o Netflix HD com o Netflix UHD. Se você gastar muito tempo comparando o Blu-ray com qualquer outra coisa, você ficará frustrado com outros formatos.
E se eles suportassem taxas realmente altas, poucas pessoas seriam capazes de assisti-los. Os clientes reclamariam, e consumidores insuspeitos estourariam os limites de dados que não sabiam que tinham. E também, você está transmitindo pela internet de verdade. Você pode não ter muito tráfego local (por exemplo, a velocidade que você está pagando entre você e seu provedor), mas isso não significa que você sempre vai ter um ótimo serviço. Novamente, eu tenho serviço rápido aqui, mas acabei de fazer o teste de velocidade do Okla, e para o site deles, eu só consegui 51Mb/s para baixo e 83Mb/s para cima... patético! Sem transmissão de discos UHD com todo aquele tráfego na área. Bem, ok, eu estava em WiFi, e era hora de pico!
Então exatamente como é com HD, se você quer a melhor qualidade, compre Blu-ray. Se você quer on-demand, Netflix e Amazon oferecem qualidade decente, não a melhor. Se você ainda quiser uma caixa de cabo, o FiOS tem muito mais largura de banda para TV do que o Comcast ou qualquer serviço via satélite.
Artigos semelhantes
- Por que muitos programas têm o download padrão em 32-Bit em vez de 64-Bit, apesar de a maioria das pessoas usar janelas de 64-Bit?
- Fui selecionado para Wipro (3.5 LPA) para DotNet stream e Cognizant (4 LPA) para Java stream. Para qual deles devo ir?
- Qual é a diferença entre os televisores UHD, premium UHD e QLED Samsung?
- Quando é que o Amazon Prime Video vai transmitir 8K UHD conteúdo?