Do WhatsApp, Signal e Telegram, qual é a aplicação de mensageiro instantâneo que considera mais segura e melhor para usar?
WhatsApp tem estado nas notícias nos últimos dias sobre a sua controversa política de privacidade que a plataforma de mensagens do Facebook-owned Messaging Platform actualizou há alguns dias. Embora o WhatsApp tenha adiado a opção de os seus utilizadores aceitarem a política de privacidade até Maio de 2021, inadvertidamente, colocou o gato entre os pombos. Também Read - Beeper app universal chat app irá integrar o iMessage no Android, Windows
WhatsApp utilizadores de todo o mundo têm vindo a criticar a app como tentando arm-twistar os seus utilizadores para darem o seu consentimento para partilharem os seus dados WhatsApp com a sua empresa-mãe Facebook e as suas subsidiárias. Leia também - É seguro utilizar o WhatsApp ou deve eliminá-lo?
Há um tumulto online em que as pessoas estão a considerar migrar para outras plataformas de mensagens onde não terão de se preocupar com o facto de os seus dados serem partilhados noutras plataformas. O Telegrama e o Sinal parecem ser as opções mais procuradas. Leia também - Today's Tech News: Snapdragon 870 SoC lançado, Realme X7 Índia lançado
Então o que é que estas alternativas ao WhatsApp oferecem em termos de funcionalidades e segurança e deve mudar para estas aplicações? Vamos dar uma olhada.
WhatsApp vs Comparação de sinais vs Telegramas.
Encriptação de ponta a ponta (E2E)
WhatsApp touts para ser uma das aplicações de mensagens mais seguras do planeta e de facto é. O WhatsApp vem com E2E que assegura que apenas o destinatário e o remetente podem ler a mensagem e nem mesmo o WhatsApp a pode ler. Mais interessante ainda, a ferramenta de encriptação que o WhatsApp utiliza foi desenvolvida pela mesma equipa que fez o Signal.
Embora as mensagens no WhatsApp sejam encriptadas, as mensagens com backup na nuvem não o são e os metadados da aplicação também não o são. Basicamente, isto significa que as informações associadas à hora e localização das mensagens não são encriptadas.
Telegram não oferece o E2E, mas utiliza algo que a empresa chama de encriptação Cliente-Servidor. Isto significa que, em teoria, o Telegram tem acesso ao conteúdo das mensagens enviadas através da sua plataforma, mas a empresa alega que a leitura destas mensagens envolveria toneladas de papelada legal. A opção 'Chat Secreto' do Telegrama, contudo, oferece o E2E.
Sinal é o aplicativo mais seguro dos três e não só oferece o E2E, mas também não faz backup de nada na nuvem, então não há absolutamente nenhuma maneira de que as mensagens possam ser comprometidas (a menos que o dispositivo seja comprometido). Além disso, ele também criptografa os metadados da mensagem para que ninguém possa rastrear a localização e a hora do envio ou recebimento da mensagem.
Sinal também permite aos usuários enviar e receber mensagens sem revelar as identidades de ambos através de um recurso de sensor selado.
Mensagens de banimento
Todas as três plataformas oferecem o recurso de mensagens de banimento. Com este recurso, todas as mensagens que você enviar neste modo desaparecerão após um certo ponto de tempo. Estas mensagens não são guardadas no dispositivo nem na nuvem, o que significa que é a forma mais segura de interagir.
P>Você também precisa lembrar que no WhatsApp, os usuários têm a opção de salvar uma mensagem no modo 'Disappearing Messages' antes que o conteúdo seja automaticamente excluído.
Chat backup
WhatsApp vem com uma funcionalidade de backup automático na nuvem que faz backup das suas conversas em serviços de nuvem de terceiros como Google e iCloud de graça. Tem a opção de desactivar a opção de cópia de segurança no WhatsApp nas Settings.
Telegram não oferece cópias de segurança, mas todos os seus chats estão sincronizados com a sua própria nuvem e canalizam o conteúdo entre dispositivos.
Signal, por outro lado, não oferece qualquer forma de cópia de segurança na nuvem e armazena todo o conteúdo localmente no dispositivo. A única desvantagem com isso é que se seu dispositivo for perdido ou você trocar o telefone, você não será capaz de recuperar suas mensagens antigas, pois elas são armazenadas localmente.
Bate-papo em grupo e segurança
WhatsApp oferece suporte de grupo para até 256 pessoas com a opção de fazer chamadas de voz ou vídeo com 8 pessoas simultaneamente. Todas as mensagens em grupos são E2E e também recebem backups na nuvem.
Telegram oferece aos seus usuários a opção de se conectar com um grupo maior com a opção de acomodar até 200.000 pessoas em um grupo. Também tem uma funcionalidade onde apenas o administrador pode enviar uma mensagem para os participantes do grupo. Este é um bom recurso para portais de negócios e notícias para compartilhar atualizações e outras informações.
A única desvantagem é que o Telegrama não oferece criptografia para suas mensagens nos grupos.
Sinal permite até 1.000 participantes em um grupo com chamadas de voz e vídeo para até 5 pessoas. Oferece o E2E para os seus chats de grupo que não têm backup na nuvem.
Outras funcionalidades
Todos os três aplicativos vêm com uma opção para bloquear o aplicativo com a ajuda de biometria ou pin.
Enquanto o Telegram and WhatsApp oferece suporte para o desktop, o Signal não tem uma versão do navegador. Além disso, ao contrário do WhatsApp, os utilizadores do Telegram não precisam de ter uma ligação à Internet activa no telemóvel para que a versão do browser funcione.
Uma grande funcionalidade de segurança que o Signal oferece é que dá aos utilizadores a opção de bloquear os destinatários de tirar imagens de um chat, e também uma opção para permitir que os rostos nas fotografias sejam desfocados antes de serem enviados.
Dados recolhidos
Entre as três, o WhatsApp recolhe a maior quantidade de dados dos seus utilizadores. Aqui está uma lista da informação que o WhatsApp recolhe:
-Histórico de compras
Informação do dispositivo
-Dados do dispositivo
-Localização
-Número de telefone
-Endereço de correio electrónico
-Contactos
Desempenho e diagnósticos
-Várias outras informações relacionadas com o utilizador
Telegrama, por outro lado, recolhe informação limitada sobre os seus utilizadores:
Número de telefone
- Identificação do usuário
Informação de contato
Sinal não coleta nenhuma outra informação além do número de telefone do usuário.
Qual é o melhor para si?
O facto de o WhatsApp já ter uma base sólida e uma base de utilizadores nos milhares de milhões dá-lhe a vantagem de estar em vantagem. Os utilizadores já estão à vontade com o ecossistema e este oferece uma segurança de topo para os seus chats.
O que funciona contra o WhatsApp é a atitude da sua empresa-mãe em relação à privacidade e aos dados dos utilizadores e não dar aos seus utilizadores a opção de não partilharem os seus dados noutras plataformas. A única razão pela qual deve manter o WhatsApp é se não quiser o inconveniente de pedir aos seus contactos para mudar para outras aplicações de mensagens e desfrutar da estabilidade que o WhatsApp oferece.
Telegram não é tão seguro como os seus concorrentes nesta linha, mas oferece uma série de outras funcionalidades que o WhatsApp e o Signal não oferecem. Se não está tão preocupado com a sua segurança e pretende atingir uma audiência maior, então o Telegram é a aplicação para si.
Sinal é a melhor opção para as pessoas que pretendem a melhor segurança e privacidade absolutas. Ele não armazena quaisquer dados e essa é uma das razões pelas quais muitas pessoas estão se aglomerando em direção ao aplicativo. Se o WhatsApp for obstinado em partilhar os dados dos seus utilizadores, o Signal é a melhor opção para si.
Artigos semelhantes
- A aplicação Signal é mais segura do que a WhatsApp e o Facebook?
- Posso ver um instantâneo apenas duas vezes no Snapchat? Como posso salvar um instantâneo?
- Porque é que a aplicação Telegram não é tão popular como a WhatsApp quando é muito melhor do que a O que é que o WhatsApp?
- Qual é a melhor aplicação Messenger para encontros gay, WhatsApp ou Telegram?