Casa > O > O Usb-C Está A Substituir O Micro Usb?

O USB-C está a substituir o micro USB?

Não é apenas micro-USB, mas USB tipo C é projetado para substituir todos os conectores USB, e mais.

USB conecta dispositivos periféricos a computadores host, e historicamente os computadores host têm usado conectores USB tipo A, enquanto os dispositivos periféricos têm usado conectores USB tipo B. Os conectores padrão originais são assim

main-qimg-f1664465a91ef828d20bb954a6bb84db

O tipo B é do lado esquerdo e o tipo A do lado direito. À medida que os padrões USB evoluíram, os conectores tipo A e tipo B evoluíram para atender às necessidades avançadas da computação e dos dispositivos cada vez menores. O conector do tipo A evoluiu internamente com a adição de contatos adicionais, mas de resto tem sido surpreendentemente resistente, ainda em uso em novos equipamentos 20 anos depois de estar disponível originalmente. O conector padrão tipo B mostrado acima tem sido menos popular, e embora ainda exista em dispositivos maiores como impressoras, as necessidades de conexão de dispositivos cada vez menores resultou no conector micro USB 2.0 tipo B que agora estamos mais familiarizados, mostrado aqui em um cabo USB 2.0 tipo A para micro B:

main-qimg-986b158ab4f8f7a82f2b1b8e65d94d51

Agora, o conector único USB tipo C foi projetado para substituir todos esses diferentes conectores. Ele é menor, mais conveniente, flexível, mais rápido e mais durável do que os conectores anteriores. Quando dois itens são conectados por um cabo USB C a USB C, eles negociam sobre o cabo para decidir qual dispositivo vai atuar como host e qual vai atuar como dispositivo. Portanto, não há mais necessidade de conectores diferentes do tipo A e tipo B. Na verdade melhor do que isso, equipamentos como um laptop em uma extremidade de um cabo USB C podem decidir ser um dispositivo para receber energia através do cabo, ao mesmo tempo em que são um host para se conectar a periféricos USB através do mesmo cabo ao mesmo tempo.

Adicionalmente USB tipo C não é apenas para USB, apesar do nome. Desde o início, o USB tipo C foi projetado para poder funcionar como um conector para outros padrões de conexão, como DisplayPort, HDMI e Thunderbolt 3, em uma ou ambas as extremidades da conexão. Isso, juntamente com as capacidades de carga de energia, torna o conector USB tipo C particularmente conveniente para computadores host, removendo potencialmente a necessidade de todas as outras portas, como conectores dedicados de energia e monitor externo.

Como fizeram com o USB original em seu icônico iMac G3 na virada do século, a Apple liderou o caminho com isso, produzindo laptops que possuem apenas conectores USB tipo C, qualquer um dos quais pode ser usado para energia, conexão de monitor, rede com fio e USB antigo simples. Isto deu um pontapé de saída ao mercado de USB tipo C, e você já pode comprar toda uma gama de dispositivos com conectores USB tipo C na parte de trás, incluindo monitores (usando DisplayPort sobre o cabo USB tipo C), discos externos e carregadores de até 100W.

Na verdade, o último padrão USB, USB 3.2 que é cabo com o dobro da velocidade do USB 3.1, está disponível exclusivamente sobre cabos USB tipo C para cabos tipo C, embora no momento em que escrevo eu não tenha conhecimento de nenhum equipamento que ainda suporte esse padrão.

Então, geralmente, ao comprar computadores, dispositivos móveis ou periféricos, é uma boa idéia considerar aqueles que possuem conexão USB tipo C, pois isso ajudará a proteger o equipamento contra o futuro e, a longo prazo, reduzirá o número de adaptadores USB que você precisará ter disponíveis.

Dito isto, algo a ser observado com um conector universal como este, é que cabe a cada fabricante decidir quais padrões de interface específicos cada computador e dispositivo suporta sobre seus conectores USB tipo C. Da mesma forma, há vários tipos diferentes de cabos USB tipo C para tipo C disponíveis, os mais básicos suportando apenas USB 2.0 e até 60W de carregamento, com os mais avançados (e caros) suportando tudo até Thunderbolt 3 e 100W. Portanto, ao comprar e usar dispositivos e cabos com USB tipo C, você ainda precisa estar ciente do que o computador, dispositivos e cabos são capazes de fazer ao comprá-los e conectá-los juntos, a fim de obter o melhor do equipamento. Por exemplo, se você conectar um disco externo USB 3.1 a uma porta de computador Thunderbolt 3 usando um cabo USB 2.0 USB-C para USB-C, você terá um disco externo rodando apenas na velocidade USB 2.0. Também alguns telemóveis USB tipo C suportam apenas USB 2.0, independentemente das capacidades do cabo e do dispositivo externo.

De Zink

Which is a better phone: Moto G5 Plus or Moto X Force? :: Qual serviço de transmissão de música é melhor na Índia, Apple Music ou Google Play Music?