A PS5 será a última consola da Sony?
Eu tenho uma pequena videira no que está acontecendo no desenvolvimento do console da Sony.
Parece que a PlayStation 4 pode ter sido o último console da Sony, de certa forma. De outra forma, não.
Aparentemente a mesma coisa está acontecendo no XBox, e parece que a Nintendo pode ter planos similares para o Switch.
Essencialmente, hardware e sistemas operacionais, interfaces e recursos de GPU, etc, estão todos instalados em uma arquitetura tão padrão e compatível, que as "gerações de consoles" estão desaparecendo. Todos os três estão se movendo para um modelo de atualizações regulares e incrementais baseadas em hardware e sistemas operacionais compatíveis.
Like mobile phones. A Apple sai com um novo telefone a cada ano. Alguns anos há mais actualizações do que outros. Mas todos os telefones usam arquitetura de hardware compatível e todos rodam a mesma versão do iOS. Todos os telefones e todo o software é compatível não só com a versão anterior, mas também com a versão anterior, dentro de uma janela deslizante. Assim, por exemplo, o iPhone 4 ainda poderia rodar todos os aplicativos que foram feitos para o primeiro iPhone, e o primeiro iPhone ainda poderia rodar a maioria dos aplicativos que foram escritos para o iPhone 4. Eventualmente a Apple começa a terminar o suporte a novos softwares em dispositivos mais antigos, e a softwares antigos em dispositivos mais novos, à medida que as coisas se afastam, mas eles o fazem lentamente, com o tempo, criando uma gama de hardware antigo e novo, hardware mais e menos poderoso, a preços variáveis, que as pessoas podem estar rodando, e todos ainda rodam os mesmos aplicativos.
O que eu ouvi é que isso é o que está acontecendo. Não existe uma PlayStation 5. Há um novo dispositivo sendo construído que é significativamente atualizado, mas ainda compatível com a PS4, e a Sony pode deixar o número em 4 ou vai deixar o número inteiramente a favor de alguma marca diferente.
E ouvi coisas similares sobre o XBox Scarlett. E há indicações de que a Nintendo está a fazer o mesmo com o Switch - não haverá "sucessor" do Switch, apenas modelos semi-regulares actualizados do Switch que têm melhorias incrementais. Isto faz todo o sentido para o Switch - já é um dispositivo muito móvel. Faz sentido eles adotarem um modelo de atualização móvel.
Once em uma console de tempo gerações fizeram sentido. Os processadores nos velhos tempos eram chips muito personalizados que ofereciam muitas abordagens diferentes de como os gráficos e áudio eram conduzidos. A competição de hardware de cada geração era uma competição para quem oferecia aos desenvolvedores o melhor "saco de truques", se você quiser. E por causa disso, cada nova geração era um "botão de reset" completo. Então as novas gerações importaram, e levou muito tempo para trabalhar os novos conceitos de design para fazer algo significativamente melhor que a coisa antiga.
Mas agora CPUs e GPUs se tornaram tão flexíveis e programáveis, e todas as formas de controle se tornaram tão flexíveis e padronizadas, que é possível fazer upgrades e oferecer novos recursos, de forma padrão, sem quebrar a compatibilidade do dispositivo. Veja a PS4 e a XBox one. Ambos são chips baseados no AMD Jaguar, que são processadores x86_64 e GPUs personalizados da classe Radeon. Ambos executam sistemas operativos diferentes, mas os sistemas operativos oferecem tipos de interfaces de software bastante semelhantes. Mesmo o Switch só é realmente diferente no seu nível de potência e na escolha do ARM em vez do x86. A Nintendo é basicamente um dispositivo de telemóvel e os outros dois são basicamente apenas PCs pré-configurados numa caixa.
As hipóteses de qualquer uma destas empresas nos dias de hoje se afastar dessas escolhas de design é basicamente nula. Então porque é que ainda têm "gerações"? Os jogos de PC não têm gerações de hardware. É apenas uma lenta e constante marcha de coisas novas e melhores, mas desde que você não fique muito para trás você pode sempre rodar os jogos, talvez apenas em configurações mais baixas.
P>Pense sobre isso. Eles já não fizeram isso com o XBox One X, o XBox One S, e o PS4 Pro? A Nintendo já o faz há algum tempo (Gameboy Color, Gameboy Advance, DSi, New 3DS, e já existem rumores de um Switch atualizado).
Faz muito sentido. Eles não precisam embaralhar para relançar sua nova máquina, arriscar uma enorme pilha de dinheiro no sucesso da nova máquina, preenchendo uma enorme enchente de demanda esperançosa, e então embarcar para fazer o backfill do catálogo antes que as pessoas escrevam que a plataforma não tem uma boa biblioteca.
Artigos semelhantes
- Qual é a diferença entre jogar os jogos PS4 na consola PS5 Digital Edition, versus a consola PS5 com a unidade de disco Ultra HD Blu-ray?
- Que consola de jogos devo comprar entre a PS5 digital edition e a Xbox series S? Sou novo nos jogos e esta seria a minha primeira consola.
- Qual é o futuro dos jogos de consola portátil? Haverá uma nova consola portátil Sony?
- Que consola de jogos devo comprar em 2020 - Sony PS3,PS4 ou PS5?