Que jogo devo apresentar à minha namorada para a meter no jogo?
Um tópico muito importante que muitos outros cartazes falharam é: Controles!
Como estamos todos tão acostumados com nossas configurações de controle, não importa se é M+K ou controladores, na verdade raramente nos vem à mente como começamos. No entanto, para iniciantes em jogos, os controles são uma das partes mais irritantes da jogabilidade. Mesmo que você queira jogar, isso se torna rapidamente frustrante porque os controles são muito complicados ou requerem muita agitação. (E eu sei disso, eu jogo Kerbal Space Program na PS4.)
Nintendo é muito bem sucedida com jogos que têm uma baixa dificuldade de controlo, por exemplo. Mas todas as plataformas têm esses jogos. Um bom exemplo é o jogo "Overcooked". Os controles são tão simples que você pode realmente ter dois jogadores jogando em um controlador. Isto permite que os iniciantes se concentrem no jogo real em vez de se concentrarem nos controles.
Mas como um exemplo negativo existe Out of Space. Mesmo parecendo e jogando muito parecido com o Overcooked, ele tem um nível muito alto de fidgeting nos controles. Você precisa estar alinhado e muito exato em seus movimentos para evitar cometer erros sobre erros. É nossa tarefa como jogadores experientes detectar essas dificuldades e ter empatia para associá-las como um problema para um jogador iniciante.
Yet, ter cuidado com os controles não é o único problema. O que também temos que procurar é o Círculo de Dopamina, um círculo de eventos que inclui uma confirmação positiva como parte da experiência de jogo. É necessariamente um círculo, pois deve nos levar a voltar para jogar e não ficar felizes e fazer algo mais. Por isso, quando você está procurando jogos para apresentar aos iniciantes, você deve ajudá-los a descobrir o seu Tipo de Jogador. Talvez você já tenha ouvido falar dos Tipos de Jogadores Bartle em MUDs? Ou os outros tipos que descrevem os jogadores?
É basicamente sobre qual cadeia de eventos realmente leva à confirmação positiva para uma pessoa específica. Para alguns é o desafio e a realização que mais os pontapeia, outros preferem o conflito, ou mesmo a exploração. Alguns estão no jogo principalmente para a componente social. Elementos que poderiam ser combinados, descrevendo pessoas que querem resolver desafios em conjunto ou pessoas PK sozinhas, acampando com um Sniper Rifle, apenas para recolher este título especial.
Once novamente, nós como jogadores experientes devemos ser capazes de discernir os jogos nessas categorias. Os nossos principiantes confiam em nós para não os apresentarmos a jogos em que somos bons e gostamos de jogar. Em 90% dos casos os jogos tendem a ser muito especificamente interessantes só para nós, excessivamente difíceis e requerendo controles complexos.
Oh, e por favor! Não pense que ter o seu SO a observá-lo enquanto você joga jogos é jogar juntos. Ou pense que isto a pode interessar no jogo. A única maneira de ter as pessoas a jogar é deixá-las jogar e divertirem-se. Na minha opinião, numa relação, a melhor maneira de começar é através de um jogo cooperativo. Mas mesmo que o sofá-coop seja uma solução improvisada, não é alternativa a uma segunda configuração de consola de jogos ou a um segundo PC. Você ainda pode couch-coop, mas com um segundo equipamento você fica de repente livre para jogar o que quiser ou jogar com outras pessoas também. Todos podem jogar seus próprios jogos se quiserem, ou você pode até mesmo compartilhar o jogo na Playstation. (Assumindo que confias no teu parceiro...)
Jogos conduzidos pela história como Life is Strange ou Detroit: Torne-se humano tem um toque muito interessante quando os joga em paralelo e pode falar sobre como o seu parceiro o fez numa determinada cena. A Way Out é um bom exemplo de como a narrativa cooperativa funciona quando vocês podem jogar juntos. Felizmente há mais jogos por vir que apresentam pelo menos uma história para dois jogadores.
No mesmo momento, com dois rigs, você pode começar divertidos shooters em equipe (trabalhando juntos em equipe), jogos como Fall Guys (porque é hilariante e simples) ou aquele novo Kill Your Buddies In Space Without Being Caught também conhecido como Among Us. Finalmente um jogo para Socializer-Killers! E não vamos esquecer jogos como Minecraft, Terraria ou Portal Knights. Todos eles possuem um modo multiplayer cooperativo e vêm com uma curva de aprendizagem relativamente suave, bem como espaço para criatividade e exploração.
Aposto que esqueci muitas coisas, mas sei que minha esposa mal tinha jogado um jogo até nos conhecermos, e no mês passado ela conseguiu Platinum nos três Spyros no PS4 (que é bastante exigente) e é um maníaco completo quando se trata de colecionar troféus. Bem... nunca se sabe até se saber, eu acho.