O que é um cabo HDMI com Ethernet?
Um cabo HDMI tem 19 pinos. Muitos dos fios que ligaram estes pinos estão torcidos entre si e blindados com um terceiro pino. Isto cria o que se chama um par trançado blindado. Os sinais de alta velocidade no cabo HDMI - Vermelho, Verde, Azul e Relógio, são construídos desta forma dentro do cabo, três pinos cada um. É o que lhes permite transmitir gigabits de dados por segundo.
Num cabo HDMI com cabo Ethernet, dois pinos que são normalmente pinos rectos são também torcidos juntos e blindados com um terceiro pino. Isso aumenta o custo do cabo em uma quantidade muito pequena, por isso é difícil comprar um cabo hoje em dia sem o recurso de Ethernet. Infelizmente, nenhum dispositivo vendido hoje que eu saiba usa o HDMI com recurso de Ethernet.
Por que usar um HDMI com cabo Ethernet, se praticamente nenhum dispositivo HDMI usa o recurso de Ethernet? Afinal, o pino de sinal usado para HDMI com Ethernet também é usado para o recurso HDMI Audio Return Channel, que melhora muito a operação com barras de som e AVR's. E a qualidade do sinal de áudio sobre o cabo torcido e blindado é melhor do que com um pino de passagem directa.
EDIT: Desde que foi escrito, foi lançada a versão 2.1 do HDMI, que inclui uma versão melhorada do ARC, agora chamada eARC. Com o eARC, a TV pode transmitir áudio completo de 8 canais sem compressão, bem como formatos avançados como o Dolby Atmos. Para usar o recurso eARC, porém, você precisa de um HDMI com cabo Ethernet, ou um dos próximos cabos HDMI Ultra High Speed.