Porque é que os capacetes de motocross têm um queixo pontiagudo?
Os capacetes de motocross têm tudo a ver com uma melhor visibilidade, ventilação adequada e peso leve. Andar de motocross é muito cansativo e em breve o motociclista estaria a ofegar por ar e num capacete normal isto levaria a um embaciamento da viseira e ficaria quente em breve.
Não será um exagero se pudermos comparar a condução de rua com uma 2-D e as motos de terra a 3-D, e por isso deve oferecer uma melhor visão periférica.
Para reduzir a tensão nos músculos do pescoço o capacete é feito leve, os respiradouros são maiores para não entupir facilmente com toda a lama sendo jogada no rosto (poleiro).
Desde que as velocidades seriam muito menores, uma viseira é fornecida para manter a luz solar fora, a maioria dos ciclistas usam óculos de proteção separados para manter a sujeira dos olhos. Uma viseira nos capacetes normais apanharia facilmente o vento e o capacete continuaria a oscilar perturbando o motociclista.
Assim, ao mover o queixo um pouco para longe ajuda a aumentar a visibilidade, ventilação, reduzir o nevoeiro, facilitar a colocação de óculos de protecção e ainda proporcionar protecção ao queixo.
PS: Por favor note que os capacetes de motocross não são tão fortes como os capacetes normais e causariam muito desconforto em condições de condução regulares, uma vez que são especialmente construídos para ciclismo de terra. O meu humilde pedido seria o de usar um capacete de protecção facial devido à segurança que eles proporcionam.