Porque é que o Rick e o Morty são tão aclamados pela crítica?
Hey lá, escrevi uma resposta abaixo, mas também há um vídeo sobre este tópico:
Rick e Morty inicialmente desenha-o com uma animação bastante expressiva e exagerada e com uma actuação de voz. Expressões únicas e linguagem corporal exagerada são fundamentais para a experiência do Rick e Morty. Você ouviu falar de Zelda, a Windwaker? Porque é que é tão adorado, os jogos de música repetitiva e os puzzles asininos? Ou é o encanto e a personalidade avassaladora dada pela variedade de expressões das personagens principais. É um caso semelhante em Rick e Morty, é suficiente para te sugar para o mundo e mistura-se bem com os enredos igualmente exagerados.
No seu âmago faz o que melhor faziam os espectáculos ao estilo sitcom da família antes dele, espectáculos como Malcolm in the Middle, The Simpsons e outros. Um único episódio terá várias linhas de história correndo em paralelo. Esta fórmula pode ser parte integrante do programa, mas não é de todo o que torna Rick e Morty diferentes. Não se limita a esfregar ombros com estes programas. Ela tem momentos que se destacam no estrelato da TV.
Na superfície Rick e Morty tem um tema similar ao Back to the Future. Ele estrela Rick, um cientista capaz de proezas fantásticas, e Morty, seu ansioso neto, impulsionado ainda mais frenético pelas vistas ridículas encarnadas por seu avô alcoólatra. O que inspira as pessoas em acessos de paixão é a imaginação e destreza aparentemente sem fundo apresentada pelo espetáculo.
Não se pode deixar de o comparar ao Adventure Time, que apresenta projecções imaginativas mas ilimitadas de personagens e acontecimentos aparentemente aleatórios, incitados pela mente de uma criança exuberante. Rick e Morty fornecem uma quantidade similar de idéias abundantes, mas que superam o Tempo de Aventura, envolvendo-as em uma narrativa muito mais competente e conjunta. Cada episódio se desenvolve com histórias convincentes que são implementadas com uma energia quase nuclear e vigor. Um episódio de destaque examina a moralidade da domesticação humana de cães com uma linha de história paralela, utilizando as melhores ideias desde o início, enquanto escarnece apropriadamente. O lado negativo das múltiplas narrativas é o uso repetido do casamento falido dos pais de Mortys, no qual a maioria dos episódios apresenta uma reconciliação entre ambos, seguida de mais contendas em episódios subsequentes, independentemente do progresso feito. Rapidamente se torna cansativo. O raciocínio para isto pode ser comparado à capacidade dos espectáculos de regressar rapidamente ao status quo, mesmo perante os enredos absurdos. O casamento dos pais Mortys, no entanto, é o mais próximo que o programa chega a ser mundano.
Onde Rick e Morty atingem o auge como um pilar brilhante de brilhantismo é quando você observa o universo que é construído em torno dos personagens principais. A maioria das cenas projetam um mundo vivo que respira com maravilhas e experimentos inexplicáveis, os personagens principais são apenas parte desse mundo, parece que ainda haveria um mundo mesmo sem eles. Efetivamente, dá vida ao espetáculo. Inspira-se no universo da Guerra das Estrelas, como o Mos Eisley Cantina, onde há tanta coisa acontecendo em uma pequena área que você só pode imaginar os detalhes mais finos.
Não são apenas os personagens principais que receberam personalidades definitivas. Rick e Morty se destacam pela introdução de numerosas mas ainda fascinantes raças alienígenas. A maioria recebe histórias completas, aspirações, medos, pedaços de encanto e até mesmo suas próprias estruturas sociais. Estes constrói-se continuamente no universo dos espectáculos, acrescentando sempre uma profunda riqueza.
Os enredos são dados de forma semelhante artesanato cuidadoso, detalhes dos usos ou encontros da tecnologia rick é geralmente pensado e explicado perifericamente em termos básicos. Então se você gosta de ficção científica as explicações estão lá, mas elas podem ser facilmente ignoradas para aqueles que não estão interessados. Eu gosto disto à maneira como o Doutor que se conduz. Como os melhores episódios do Doctor Who, Rick e Morty têm a tendência de aumentar a ameaça continuamente ao longo de um episódio, então quando atinge um clímax introduz uma correção rápida mas elegante, restaurando tudo de volta ao normal. Isto é feito de forma especializada, na sua maioria. Há um episódio em que o mundo inteiro mudou e, em vez de consertar, Rick e Morty vão para um universo onde tudo está consertado, mas seus eus alternativos morreram para que eles possam tomar o seu lugar. Embora uma idéia única tenha sido bem executada, esta solução traz uma complicação ao demonstrar que não importa o que esteja em jogo, há uma saída para a dupla epônima. Removendo qualquer ameaça que o espectáculo possa conter.
Dentre as diversas histórias e idéias em Rick e Morty a escrita e temas também são excelentes. Muito do diálogo e da história carrega uma personificação social incisiva, repleta de sátira e auto-conhecimento.
O espectáculo é uma piada por minuto, principalmente levada por Rick, muitas das suas piadas são observacionais e desconstruem situações do dia-a-dia, como resultado Rick não é diferente de um comediante de pé dos anos 90. O que torna o humor excepcional é que a execução está sempre zombando sutilmente da origem destes tópicos. Eles fazem troça de comediantes stand-up, propagandas, construções sociais populares ou apenas do próprio show, como resultado, quase sempre atingem sua marca.
A primeira metade Rick e Morty, temporada 1, corre a uma velocidade vertiginosa, incorporando tantas ideias positivas, mas abranda na segunda metade da temporada, e por outro lado é muito menos impressionante. Isso começa no episódio 6, Rick Potion, onde vemos um salto de uma seqüência consistente de episódios sobre múltiplos universos e numerosas espécies alienígenas únicas, para Morty tentando conseguir um par para o baile e outra trama paralela envolvendo o pai de Morty se preocupando com seu casamento. Há uma reviravolta envolvendo Dawn of the dead e a mosca que é suficiente para dar muito vapor ao episódio, mas mostra uma mudança dramática na velocidade da série.
A maioria dos episódios subsequentes tem pelo menos uma narrativa que gira em torno da família de Morty lutando com seus relacionamentos, que são muito menos interessantes do que aqueles onde eles estão interagindo com alienígenas ou explorando planetas alternativos. Não quer dizer que estes últimos episódios sejam fracassos, mas acrescenta um aspecto menos que escorregadio à segunda metade. Há muitos destaques, como um mundo secretamente dirigido por mulheres, uma TV recebendo transmissões de universos paralelos, que também apresenta uma época em que a mãe e o pai de Mortys têm alguma intimidade genuinamente tocante.
Mas ei, se a primeira metade do que você fez é uma das maiores narrativas de desenhos animados já transmitidos, a outra metade poderia ser Uma casa incrível feita de bacon, as pessoas ainda comprariam a outra casa feita de tijolos, porque a TV de bacon não pode transmitir Rick e Morty.
Artigos semelhantes
- Porque é que o Rick do 'Rick e Morty' trata tão mal o Morty?
- Em Rick & Morty, Rick realmente se importa com Morty?
- Como fazer impressões de Rick e Morty do programa Rick e Morty
- (Rick e Morty Spoilers) Porque é que o Rick trocou os dois Beths aleatoriamente e não quis saber qual deles era o verdadeiro na final da época?