Porque é que os telefones Android têm bloatware?
A principal razão para o bloatware são os patrocinadores ou anunciantes que são afiliados ao fabricante a quem você comprou o seu telefone. Por exemplo, se comprar um telemóvel Micromax ou Xiaomi, normalmente vai encontrá-lo inchado ou pré-carregado com aplicações como o Facebook, WhatsApp, Paytm, Uber, ToI, etc. Cada uma destas empresas patrocina ou paga ao fabricante (Micromax/Xiaomi) para pré-carregar os seus aplicativos por padrão.
Quanto mais patrocinadores um fabricante tiver, mais inchado será o seu telefone! Assim, você sempre vai encontrar mais bloqueios em telefones econômicos e marcas como Xiaomi, Micromax, Karbonn, Lava, Gionee, etc. que cortam muitos cantos para tornar seu telefone mais barato. Mas você vai encontrar menos bloat em marcas que não cortam os cantos e seus telefones acabam sendo mais caros, estes incluem Apple, HTC, Samsung, etc.
No entanto, a maioria das aplicações padrão podem ser desinstaladas e você pode assim remover o bloat com um mínimo de esforço hoje em dia. Como a maioria dos usuários pode viver com isso, eles ainda optam geralmente por telefones mais baratos do que os mais caros.
Artigos semelhantes
- Se eles sabem que isso incomoda seus clientes, por que as empresas continuam adicionando bloatware e crapware em seus novos telefones, laptops e PCs?
- O que é bloatware e quais telefones estão livres dele?
- Os telefones Nexus vêm com bloatware de operadora?
- Qual marca de smartphone tem o menor bloatware que afeta a RAM disponível para o usuário?