Como distinguir beringela, índigo, lavanda, lilás, magenta, rosa, púrpura e violeta
As cores são todas muito diferentes, e algumas são mais específicas do que outras. Enquanto os nomes de cores cobrem faixas ao invés de tonalidades precisas, vou mostrar um exemplo de uma tonalidade que seria corretamente descrita por cada uma dessas palavras.
P>Primeiro, roxo é uma categoria de cor ampla. Ela se refere a qualquer cor que seja uma mistura de vermelho e azul. Se usado como um nome de cor mais específico, é a cor que é 50% vermelho e 50% azul, mas existem roxos avermelhados e roxos azuis. Berinjela, lavanda e, sem dúvida, lilás são todos roxos. Esta é uma amostra básica de roxo:
Violeta é uma cor espectral pura, como o vermelho, laranja, amarelo, verde e azul. Quando se fala em luz, ela não é feita misturando nada - ela é simplesmente uma cor pura em si mesma. Monitores de computador não podem mostrar o violeta espectral verdadeiro, no entanto, na prática, a maioria dos "violetas" são na verdade roxos azuis - ou mesmo roxos avermelhados, porque algumas pessoas têm uma estranha (para mim) compreensão do que o termo "violeta" realmente significa. O termo é, na prática, aplicado a uma gama bastante ampla de púrpura, mas ainda não é bem sinônimo de púrpura. Aqui está uma amostra básica de "violeta" como eu entendo o termo:
Meanwhile, pink is a pale red. Alguns rosas têm um pouco de azul em sua mistura, o que pode levá-los a serem confundidos com roxos, e se você misturar azul suficiente, você vai acabar com um roxo em vez de um rosa. Portanto, há um pouco de sobreposição. Mas não muito, na verdade. Aqui estão alguns pinks:
Movendo-se para as cores mais específicas...
Esta é a berinjela, também conhecida como beringela. Enquanto as especificidades variam, beringela/beringela é geralmente entendida como um roxo muito escuro ou violeta representando a cor real de uma berinjela. No entanto, como as berinjelas vêm em cores diferentes, este não é um nome de cor particularmente específico. Na prática pode se referir a uma gama bastante ampla de violetas e roxos extremamente escuros.
Indigo é outra cor que é um pouco mal definida. Mais estritamente é um azul escuro; o índigo é o corante originalmente usado para colorir o jeans azul, então imagine um jeans novo, sem desbotar, e você saberá qual é a cor do verdadeiro índigo. Entretanto, por alguma razão estranha, muitas pessoas associam o termo "índigo" a um roxo ou violeta profundo azulado em vez de um azul escuro e frio, que é o que realmente é. Então eu mostrei duas amostras para ele - uma para anilás no sentido estrito, e outra para anilás da maneira como o termo é comumente usado.
Lavender e lilás se misturam ou se sobrepõem muito na mente das pessoas, mas na verdade são cores bastante distintas. Lavanda é um roxo pálido ou violeta, enquanto lilás é um rosa (embora possa ter um pouco de azul, daí a confusão.) Eu não tenho nenhuma amostra de lilás "clássico" por aí, desculpe dizer, mas a amostra superior acima é um exemplo de alguns tons de rosa lilás profundo. A amostra do meio é rosa lilás pálido. A parte inferior é um exemplo de alguns lavenders.
Finalmente, o magenta é um rosa intenso e altamente saturado. Tons mais frescos de magenta são vistos por algumas pessoas como sendo tons de roxo, enquanto os tons mais quentes são inequivocamente rosa. Três tons ligeiramente diferentes de magenta são mostrados.
esperadamente, isto ajuda a entender a distinção entre estas cores. Tenha em mente que, como mencionei antes, estes termos de cor não são definidos com precisão e as amostras são apenas exemplos. Eles estão longe de ser abrangentes. O olho humano pode detectar milhões de tonalidades, tonalidades e tons distintos de cada tonalidade, então todos os termos de cores necessariamente cobrem uma faixa ao invés de uma cor específica e exata.
Para simplificar, há cores com código hexadecimal para uso online e no design para aplicativos de computador, mas para o resto do mundo, você terá que se adaptar a um "conjunto" maior contido dentro de cada termo. Mesmo assim, os termos de cores não são arbitrários, e com o tempo e a prática você ficará melhor em distinguir um lilás profundo de um magenta, um índigo de uma marinha, e assim por diante.
Artigos semelhantes
- Qual é a diferença entre púrpura, violeta e lavanda?
- Como o vermelho e o violeta estão em extremos opostos do espectro de cores, por que se adquire violeta quando se mistura pigmento vermelho e azul?
- Como é que a Virgin veio escolher a iluminação rosa e púrpura nos seus aviões?
- Porque é que a maioria dos tons de vermelho parecem-me cor-de-rosa ou púrpura?