O que é um transmissor de pressão?
Tambem chamado de transdutor de pressão, um transmissor de pressão converte a pressão em um sinal analógico elétrico. O sinal que ele cria indica a quantidade de pressão em um tanque, máquina ou outro espaço, que é necessária para ter uma leitura clara da pressão para ajudar a prevenir situações potencialmente perigosas ou explosões.
Mais freqüentemente você verá transmissores de pressão em ambientes industriais ou em ambientes automotivos. Um medidor redondo e colorido, o transmissor é fácil de ler e essencial no uso. Existem dúzias de tipos de transmissores para várias aplicações. Os principais grupos de medição de pressão são:
Pressão manométrica: Para medir isto, é em referência à pressão atmosférica. Por exemplo, você pode ter que remover a pressão atmosférica para medir o peso de um líquido dentro de uma garrafa. Para a pressão atmosférica, um transmissor medirá a pressão manométrica e é indicado com o Pascals Gauge, ou Pa g, ou com Psig, que é libra por polegada quadrada manométrica. Portanto, este tipo mede a diferença de pressão atmosférica em relação à pressão a ser medida.
Pressão absoluta: Para medir a pressão absoluta, ela é feita em referência a um vácuo, que é o que resta após a remoção de todo o manômetro e da pressão atmosférica. Dependendo da qualidade da bomba de vácuo, ou é completamente nada, ou está o mais próximo possível dela. A pressão absoluta é igual à pressão atmosférica e à pressão manométrica. Outra forma de medir a pressão absoluta é medir tanto a pressão atmosférica como a pressão manométrica, embora a maioria dos manômetros e transmissores utilizem uma referência de vácuo.
Pressão diferencial: Ao contrário da pressão manométrica e absoluta, a pressão diferencial não é medida em referência a outra pressão. A diferença entre duas pressões que estão sendo medidas é a pressão diferencial. Um aumento na pressão diferencial pode ser o resultado do aumento de uma pressão ou da diminuição de outra. Portanto, um aumento na pressão diferencial aconteceria se a pressão nº 1 se tornasse menor ou se a pressão nº 2 se tornasse maior, ou vice-versa. As medidas de pressão diferencial são usadas frequentemente em aplicações industriais e domésticas para nível e vazão.
Dado que os transmissores de pressão diferencial são mais freqüentemente utilizados em aplicações industriais, ele possui duas caixas. O dispositivo mede a pressão em dois orifícios, produzindo um sinal de saída em comparação com uma faixa de pressão calibrada. A metade inferior do transmissor geralmente tem o sensor de pressão, com a eletrônica acima dele, assim como duas portas marcadas como baixas e altas. Esta etiquetagem está em relação ao efeito do sinal de saída na porta.
Alguns exemplos específicos de usos do transmissor de pressão diferencial são na indústria de petróleo e gás, em estações de tratamento de água e para monitorar bombas. A indústria de petróleo e gás tem medidores de vazão em terra, no mar e em aplicações submarinas, enquanto as estações de tratamento de água têm transmissores para monitorar filtros. Os sistemas de vapor ou aquecimento de água quente os utilizam para detectar remotamente as mudanças de pressão. Um exemplo diário de um transmissor de pressão está no monitoramento de um sistema de sprinkler.
Em geral, um transmissor é mais vantajoso em uso do que um manómetro, uma vez que mede directamente os níveis de pressão e as diferenças de pressão. Os transmissores também podem suportar ambientes agressivos, e não são afetados por radiação e campos eletromagnéticos.
Para um exemplo de um dispositivo industrial que configura múltiplas medições, incluindo pressão, veja abaixo: