Uma antena precisa de ser ligada à terra?
Q: Uma antena precisa ser aterrada?
Depende se a antena é alimentada pela extremidade ou pelo centro.
Quando um sinal de radiofreqüência passa para uma antena, o ponto onde o alimentador de sinal encontra um elemento da antena deve ter a máxima corrente para obter o máximo de energia para esse elemento. Para um óptimo desempenho, o elemento deve ser sintonizado de forma a que na extremidade mais afastada do elemento haja a máxima tensão. Não pode haver corrente na extremidade remota, pois não há para onde ir a corrente.
As com circuitos de alimentação normais, o condutor que alimenta uma antena tem dois condutores eficazes. Isto pode ser na forma de dois fios que funcionam paralelamente com espaçadores entre eles para garantir a impedância correta na freqüência específica, ou pode ser na forma de um cabo coaxial de uma impedância específica. A impedância não deve ser confundida com a resistência normal. Se resultar da indutância e capacitância do cabo de alimentação na freqüência de rádio em uso.
Com uma antena alimentada no centro, metade da antena é alimentada com um sinal de um condutor que está na polaridade oposta ao sinal do outro condutor que vai para a outra metade da antena. A voltagem no ponto de condução da antena permanece próxima de zero em relação ao ambiente. Se uma metade da antena central alimentada for removida, então o circuito de condução no transmissor não tem nada para absorver a polaridade oposta, exceto o próprio transmissor. Embora cada meia antena possa ser sintonizada para produzir a máxima radiação de sinal, o transmissor não estará tão sintonizado e muita da energia que deveria ser transmitida é desperdiçada.
Com uma antena de alimentação final, então isto é similar a uma antena de alimentação central com falta de uma metade. Neste caso, para obter a radiação mais eficaz, tem de haver uma referência de terra. Em um transmissor de baixa freqüência de alta potência, a placa de massa pode ser a própria terra. Em sistemas de alta freqüência, a placa de massa é tipicamente alguma forma de placa de metal, como o teto de um carro. A placa de massa fornece as mesmas características que a segunda metade de uma antena de alimentação central.
O elemento radiante real não está ligado à massa, mas a ressonância do elemento e o equilíbrio de ter outro elemento ou uma 'placa de massa' acionada em fase anti-estática fornece o desempenho ideal. No caso da antena alimentada na extremidade, a placa de massa (ou a terra) não está ligada à antena no que diz respeito aos sinais de radiofrequência.
Artigos semelhantes
- Qual é a diferença entre a antena WiFi e a antena 4G? É possível utilizar a antena WiFi em vez da antena 4G?
- Há alguma forma de viajar no tempo antes da máquina ser ligada? Posso passar pela máquina a ser ligada? Como?
- O ganho da antena depende da frequência? Em particular, podemos usar as antenas LTE legadas para mmwave e preservar o ganho da antena?
- Você pode ser eletrocutado por trocar uma lâmpada se ela estiver ligada?