Como é correr em Le Mans?
Não fui abençoado o suficiente para ter feito uma etapa em Le Mans, embora tenha sido sempre um sonho meu. Por isso, tenho de imaginar um pouco.O que eu tenho feito é conduzir várias corridas de enduro em carros GT, incluindo uma que é mais ou menos como em LeMans.
LeMans é único no mundo de hoje's no mundo dos desportos motorizados em que é uma corrida de 24 horas em estradas públicas. Existem outros chamados "circuitos de rua" como Mônaco ou Long Beach, mas não são corridas de enduro. Outras corridas de enduro como Spa, Sebring, ou Daytona estão em percursos fechados. Entre outras coisas, isto significa que os pilotos podem't praticar naquela pista, excepto na corrida propriamente dita. Você pode obter muitos eventos ao longo do ano em Sebring, por exemplo, sejam dias de testes particulares ou outras corridas, assim você tem a chance de aprender as nuances da pista e resolver alguns problemas de ajuste com o carro.
Uma corrida longa é um slog -- eu fiz uma corrida de 12 horas que na minha carreira teria sido a mais parecida com LeMans. Tivemos uma variedade de carros na pista, de relativamente lenta a super rápida, a pista era de contorno natural, longa (Thunderhill Raceway Park na Califórnia Central), e só era iluminada na reta da frente. Tive um período de 3 horas desde o final da tarde até ao pôr-do-sol, à noite.
Assumindo que não chove, e chove muito em LeMans, então uma prova nocturna de enduro é muito boa. Entramos no nosso ritmo e damos voltas. Volta após volta. Os carros mais rápidos aparecem como luzes nos espelhos, e depois pumba eles estão à sua volta... começa-se a reconhecer o carro pelos faróis: "Oh, isso' é o carro vermelho Cup que o Joe Blow está a conduzir. Ele'vai esperar até ao próximo bocado para passar." "Uh oh, essas luzes amarelas com as luzes de condução por baixo são Willy Whacko-he'vai tentar um movimento de cabeça óssea como uma bomba de mergulho na próxima curva. Preciso de ter cuidado para que ele não me bata." Os carros mais lentos da classe estão, por sua vez, a ser batidos por ti; mais uma vez aprendes em quem podes confiar e quem tem a cabeça enfiada no cu. O principal é levar o carro do carro... como me disse uma vez um instrutor de condução: "Don' não bater merda e don' não partir merda." Tens de acelerar... e os pneus ou os travões ganham... e não duram. Demasiado lento e perdes posição.
Quando o sol fica baixo no céu, podes ter trechos da pista virados para oeste onde estás cego; isto pode ser bastante assustador. No escuro sem boas luzes, pode ser difícil ver pontos-chave na pista. À luz do dia você tem muitos auxílios visuais para o ponto de frenagem, virar, apontar para o ápice, etc. que são fáceis de pegar. À noite você só tem suas luzes e o que elas podem iluminar. Eu tinha uma iluminação particularmente ruim naquele carro naquela corrida - somente faróis de estoque, sem luzes auxiliares, e um dos faróis foi quebrado e apontado para o chão imediatamente em frente ao pneu dianteiro direito. Houve um par de curvas em que eu apenas travei e fiquei cego - você espera que você esteja apontando para algo parecido com o ápice. Isso's onde o ritmo compensa... se você're correndo consistentemente voltas-o's como uma canção tocando na sua cabeça.
P>Pausa depois da volta... como se descesses a direito pelo fosso tu'vai ver a tua equipa lá fora junto à parede do fosso. Eles'vão colocar um quadro das boxes para te dizer a posição, ou talvez eles digam alguma coisa pelo rádio. Talvez uma onda ou um polegar para cima para um bom movimento que fizeste.
Se algo correr mal com o carro você tem a experiência miserável de sentar nas boxes do carro enquanto a equipe tenta consertá-lo, observando os carros que você passou zoom colocando você para baixo volta após volta: voltas você'nunca mais vai voltar.
Então algo assim é o que's provavelmente gosta de conduzir em LeMans.