Como instalar o Android Oreo num Moto G 1ª geração
Se o seu telefone está enraizado, recomendo vivamente que se mantenha afastado das ROMs personalizadas disponíveis no fórum XDA que são carregadas por vários indivíduos ou pequenas equipas questionáveis. Eu tentei todas essas ROMs e todas elas tinham um ou outro bug que eventualmente tornou o telefone não funcional e eu tive que desinstalar. Acabei perdendo horas desinstalando e reinstalando.
LineageOS é a única ROM em que você deve confiar, pois é gerenciada por uma grande e confiável equipe de desenvolvedores e tem atualizações frequentes.
Felizmente a última versão do LineageOS para Moto G1 (2013) é o Android 7.1, e é por isso que fui ao fórum XDA para ver se eu poderia encontrar o Android 8 lá. Eu encontrei, mas é muito melhor ter um telefone Android 7.1 totalmente funcional do que um telefone Android 8 com buggy! Eu aprendi a minha lição. (O Android 8 não é muito diferente do 7.1 de qualquer forma...também, ouvi dizer que o LineageOS eventualmente irá actualizar o Moto G1 para o Android 9.)
PS: Se o seu telefone não estiver enraizado: enraizar é a única forma de obter qualquer versão mais tarde que o Android 5.1.1 no Moto G1. Você pode encontrar instruções sobre como enraizar aqui. Demora cerca de duas horas a fazê-lo do zero e em 99% dos casos é bastante seguro. Eu enraizei o meu telefone Moto G1 há 3 anos e ainda está a funcionar bem e adoro poder aceder às versões mais modernas do Android no meu velho telefone barato...e é tudo o que eu preciso!