Porque é que muitos programadores usam computadores portáteis antigos?
É como se esta pergunta tivesse sido feita para mim.Quando vou a uma cafetaria, o meu portátil não é um símbolo de status. Eu vejo pessoas com notebooks Mac novinhos em folha, e eles são super finos e super leves e sexy e tudo isso, mas as telas são de baixa resolução, e os teclados não parecem tão rápidos para digitar. Estes são mais dispositivos de estilo de vida do que cavalos de trabalho.
Listamos alguns dos meus laptops. São todos antigos:
1) Dell Latitude D830, por volta de 2008: 1080p display, 1TB HDD, Linux/W10 dual boot.
Esta é a minha máquina portátil. Eu preciso da tela de alta resolução para programação/edição, mas a CPU é um antigo Core 2 Duo. Ele funciona bem. Se eu travar a moto com ela na minha mochila, a última coisa no mundo com que eu quero me preocupar é com um computador caro. Nesse sentido, este computador é completamente descartável. Eu poderia tirar a memória e o HDD desta máquina e substituí-lo por outro do eBay por cerca de 30 dólares. O que há para não amar? O pessoal da cafeteria sem dúvida acha que sou um hobo.
2) Dell Precision M4600, por volta de 2011: Tela 1080p, SSD de 256GB, outro SSD de 256GB, i7-2720QM, Linux/W10 dual boot.
Esta é na verdade uma potência de uma máquina, com um quad-core i7. Custa cerca de $350 no total (< $200 no eBay sem armazenamento ou SO). O que não é leve ou pequeno. Eu praticamente uso isto como se fosse uma máquina desktop.
3) Dell Precision M4600, por volta de 2011: tela 1080p, 512GB SSD, Linux/W10 dual boot.
Este é um dos meus computadores de trabalho. Eles me cederam no trabalho e me permitiram usar minha própria máquina, e me forneceram uma cópia de W10 (para que eu pudesse usá-la na rede corporativa). O computador que me tinham designado era o que eles pensavam ser um grande computador novo, um HP ProBook 2014 com um dual-core i7. Eu não tenho idéia de como eles conseguiram, mas esse ProBook é a coisa mais lenta na criação Mais lento que o meu D830 com o que é suposto ser um CPU muito superior. Ele também tinha uma tela de baixa resolução, inapropriada para programação.
Para eu comprar uma máquina nova agora, eu precisaria de uma i7 de 4 núcleos, um SSD, e pelo menos a mesma tela de 1080p. Não posso fazer isso por menos de cerca de $1200. É verdade, essa máquina teria cerca do dobro da potência das minhas Precisões atuais. E daí? Quando compilo código, isso é tudo memória e I/O-bound, o que significa que uma CPU mais poderosa não me fará muito bem de todo.
Agora, eu faço o cálculo matemático intenso ocasional. Eu notaria a CPU extra para isso, mas como regra, eu uso o desktop no trabalho para isso, e é uma máquina muito poderosa.
BTW, muitas das pessoas com essas máquinas caras também não são jogadores, e poderiam usar construtivamente máquinas muito mais baratas e lentas do que elas. Alguém que está escrevendo um romance pode literalmente fazer isso com $50 de laptop, e eles nunca notariam a diferença de desempenho entre isso e seus $1500 iMac.
[Editado 2+ anos após o post inicial: parece que as telas Mac são muito de alta resolução afinal de contas, então meu ragging nelas é injusto. Eu vou dizer que a maioria dos Macs que conheço transformam essa resolução não em fontes pequeninas que você precisa ter olhos de rato almiscarado para ver (meu modo preferido), mas sim em fontes maiores que têm curvas perfeitas, sem cristais visíveis nas bordas. Tudo bem, mas prefiro usar a minha alta resolução para ter várias janelas abertas ao mesmo tempo, e provavelmente faria o mesmo se eu tivesse um Mac.]
Artigos semelhantes
- Porque é que as escolas K-12 usam computadores portáteis Chromebooks em vez dos mais populares computadores portáteis Windows?
- O que é bom para jogos, computadores portáteis Asus ROG ou computadores portáteis Alienware?
- Como é que os computadores portáteis Razer se comparam aos computadores portáteis Alienware?
- Porque é que os programadores usam computadores Macintosh?