Porque é que os jogadores e codificadores usam sempre o modo escuro?
Reduz o esforço dos olhos. A ciência demonstra isso, se você souber ler corretamente.
O pessoal do UX lhe dirá que é mais fácil ler texto preto sobre um fundo branco. Eles também lhe dirão que é mais fácil de ler fontes sem serifas. Eles estão errados em ambos os casos porque não conhecem a psicologia ou fisiologia. Eles lêem um ou dois artigos, muitas vezes muito desactualizados, e é só isso. Mais do que isso, seus instintos estéticos assumem, que são guiados inteiramente por sua visão subjetiva do que é bonito, não do que é bom.
Como exemplo, quando os programadores trabalham, e em que circunstâncias? É muito mais provável que estejamos trabalhando em condições de pouca luz, e muitos de nós trabalhamos com as luzes apagadas. Isto é simples bioquímica ocular e é a mesma razão pela qual você usa óculos de sol. A luz brilhante é mais exigente. É também por isso que o modo escuro é popular entre os usuários de dispositivos móveis, especialmente aqueles que usam seus telefones no escuro.
>p>Outro exemplo da tolice que você vê em seu trabalho é escrever sobre "texto de parágrafo". Entre outras questões, os programadores não estão lendo texto de parágrafo; o código não é contínuo, e isso é por design. Toda linguagem de programação ou requer o uso controlado do espaço em branco (linebreaks, indentação e espaços), ou existem "padrões de codificação" que forçam o uso controlado do espaço em branco.Outro exemplo é o pesado investimento em branco em preto vs. preto em branco.
Isso foi importante quando Bauer e Cavonius publicaram seu estudo que influenciou o uso de fundo branco e texto preto nos computadores Lisa e Macintosh. No entanto, você deve ter notado que algo mudou desde 1980; temos monitores que podem exibir muitas cores agora. Eles existiam nos anos 80, mas eram muito caros para o uso comum até o final daquela década.
Bauer e Cavonius também estavam olhando para a leitura, que não é o que os programadores fazem. Esta é uma das razões pelas quais os programadores usavam fontes de largura fixa; isto torna o processamento visual do Gestalt muito, muito mais fácil. Os editores modernos codificam diferentes partes de um programa de acordo com um esquema de cores, e programadores experientes estão continuamente conscientes da codificação por cores, mesmo que não conheçam as regras explícitas.
Desde 1980, outros olharam para diferentes tecnologias de visualização, incluindo Andrew Dillon, que fez muito trabalho influente em meados dos anos 90.
Como para os jogadores, algumas das questões são as mesmas, outras são diferentes. Os programadores tendem a usar a visão macular (o "centro" da retina, que usamos para ver detalhes) muito mais que a visão periférica (que é mais sensível ao movimento).
O que é mais frustrante sobre o "você não deve usar o modo escuro" é que eles estão insistindo que as outras pessoas não sabem o que estão fazendo depois de décadas e que não lhes deve ser permitida a sua preferência pessoal. Eu literalmente nunca ouvi falar de alguém criticando outra pessoa por usar o modo lightmode.