Como e porque é que os 'temas obscuros' para aplicações se tornaram tão populares?
Uma resposta realmente boa a esta pergunta teria que começar com uma avaliação de quão populares os temas escuros são na verdade: quantos aplicativos ou sistemas operacionais os têm e quantos usuários os utilizam? Mas sem essa informação, podemos ao menos garantir que os temas escuros>ul>##li> são mais comumente implementados em cada vez mais aplicativos e SOs; e##li> são mais discutidos na mídia, comercializados por empresas, notados por alguns usuários.p> Penso que as principais razões para isso têm a ver com o mercado. A plataforma smartphone amadureceu e a extensão de seu alcance está se tornando mais clara: temos resolvido gestos, multitarefa, jogos, consumo e criação de mídia, mensagens, e assim por diante, e poucas novidades parecem ser prováveis. Na ausência do radicalmente novo, podemos ao menos ficar entusiasmados com o esteticamente novo; mas as renovações estéticas vazias traem-se a si próprias como algo sem sentido e de forma algo rápida. Os modos escuros parecem novos, frescos e excitantes, enquanto ainda prometem um benefício funcional: ostensivamente, redução da tensão ocular e melhor legibilidade ou usabilidade na escuridão. Como a maioria de nós já teve a experiência de olhar para uma tela brilhante durante a noite, somos sensíveis a esses benefícios reivindicados, mesmo quando apreciamos a perspectiva de um visual fresco e novo para grande parte do software que usamos.Então: podemos ser sensíveis a esse recurso, e assim os desenvolvedores de software começam a implementá-lo, especialmente quando eles ficam sem outras coisas, obviamente desejadas para implementar. Note, no entanto, que "nós" aqui se refere principalmente a pessoas interessadas na indústria, um subconjunto muito pequeno de compradores e usuários de smartphones em geral. Isso pode explicar o atraso na introdução de modos escuros: uma empresa como a Apple provavelmente sentiu que não movimentaria agulhas no mercado de massa, então ela é despriorizada em relação a recursos como o Group Facetime ou o What-have-you.
Então:
>ul>li>uma classe de usuários está interessada em modos escuros tanto por razões funcionais como estéticas, e de qualquer forma está ficando sem novas e amplas características ou categorias de características para clamar por li> as empresas estão ficando sem mudanças emocionantes -para aplicativos ou para SOs- para enviar em seus softwares, e estão até a longa cauda li>entre as características de cauda longa que se poderia adicionar, O modo escuro é inteligível e potencialmente apelativo e tem um aspecto fresco, o que vende, por isso agora é prioritáriop> Acho que também é provável que, como a nossa indústria tem um grande volume de design de interface de utilizador (bem como as ferramentas com as quais as interfaces de utilizador são feitas, que melhoraram enormemente), é mais fácil variar as IU. Os desenvolvedores de aplicativos e SO estão gastando menos tempo resolvendo os problemas de IU móvel, que foram novos e desafiadores em, por exemplo, 2010, e têm mais largura de banda para trabalhar em recursos menos necessários, mas possivelmente desejados, como o modo escuro.
Em suma: não sabemos o que mais fazer; o modo escuro parece legal e pode ter valor funcional, e é definitivamente procurado e recompensado por pessoas influentes da tecnologia (como jornalistas e comentaristas-nerds); e é mais fácil do que nunca fazer e variar IU móveis.