Porque é que os jogos 3D estão distorcidos nas extremidades dos monitores ultra-largos 21:9 e 32:9?
Tudo se resume a ângulos, não do computador, mas da câmera virtual usada para renderizar o jogo, mas câmeras físicas realmente experimentam o mesmo fenômeno.
É difícil explicar rapidamente, mas jogos de vídeo quase sempre usam um tamanho vertical padrão, e expandir a tela para caber no seu monitor horizontalmente, e é por isso que isso não't ocorre com monitores verticais.
Jogos vídeo renderizam imagens a partir de um único ponto focal, da mesma forma que a câmera física e até mesmo os olhos humanos (sim, você pode notar isso com sua própria visão se você focalizar muito, embora nossos cérebros façam o seu melhor para "corrigir" a distorção).
Imagine segurando um pedaço de papel nos seus olhos que tem até pontos espaçados nele. Os lados do papel estarão mais longe dos seus olhos do que o centro, o que os faz parecer mais agrupados do que realmente estão, o que quando você considera esses pontos como pixels em uma tela, os faz parecer maiores.
Se os videogames removessem esse efeito, na verdade pareceria menos natural, mas monitores de tela larga nesse aspecto o levam a extremos, e é por isso que ele se sente distorcido. É também a razão pela qual os monitores curvos se sentem mais naturais quando jogam, já que representam mais de perto a verdadeira renderização do mundo do jogo.
Artigos semelhantes
- Porque é que o My samsung s6 está a sobreaquecer nas extremidades superiores?
- Porque é que as extremidades traseiras dos cães ficam presas umas às outras?
- Porque é que os meus auscultadores parecem distorcidos?
- Qual é a sua opinião sobre as extremidades curvas do ecrã dos telemóveis Samsung?
- Como em vídeos onde a distorção de pixels está acontecendo, os pixels distorcidos acompanham o movimento do objeto?