Vale a pena observar o Outlander?
Não gostei dos livros (só passei por quatro e fiquei totalmente enojado com o número de coincidências e manipulação de histórias necessárias para manter a série de monstros a decorrer) mas decidi experimentar o programa.
Fiquei agradavelmente surpreendido. A atuação é boa, o trabalho de câmera e localização é muito bom, e as pistas têm ótima compatibilidade. E eu não estou falando apenas de Jamie e Claire; Tobias Menzies faz um trabalho maravilhoso interpretando Black Jack e Frank Randall. O seu trabalho na segunda temporada é um pouco menos impressionante, mas ele era um monstro sádico e perverso na primeira temporada, você teve que apreciar o seu desempenho. Mesmo sabendo o que estava por vir (a primeira temporada, mais ou menos, seguiu os pontos-chave dos livros; a segunda temporada parece estar tomando mais algumas liberdades para reduzir a contagem de personagens e mudar as coisas - ambos compreensíveis compromissos em ir de romance para show), eu ainda estava impressionado com as performances de todos os envolvidos nos últimos episódios da temporada um.
Então, se você leu os livros, você deveria estar assistindo. Se você não os leu, tente pelo menos durante a primeira temporada. Sim, há um pouco de sexo e violência (às vezes juntos - é um programa de TV a cabo sobre a Escócia e a Inglaterra do século XVIII, afinal de contas) mas é (em grande parte) integrante da história. Não há nada que se aproxime de Spartacus em termos de sexo e violência exagerados, nem os efeitos e a cinematografia estão à altura do Jogo dos Tronos (afinal, Outlander tem apenas uma fração do orçamento da HBO), mas faz um excelente uso dos atores, locações e recursos disponíveis.
Não entre esperando um drama magistral de fantasias da BBC e certamente não o veja como uma lição de história (embora eu já tenha visto pior - particularmente em filmes; escolha quase todos os retelling Arthur, Robin Hood, ou - ugh - Rob Roy e você vai apreciar Outlander rapidamente). Trate-o como um romance de fantasia histórica um tanto ou quanto grandioso com pedaços de humor e drama profundo jogado no guisado e eu acho que você vai gostar.