Quais serão as tecnologias subjacentes nas redes sem fio 5G?
Existem 3 grandes potenciadores de 5G. A amálgama destes 3 viabilizadores exibe uma relação simbiótica e produz uma arquitetura HetNet (Heterogeneous Nework):- Ultra Dense Networks (UDNs)>li>mmWave Spectrum
- MIMO massivo
Quando MIMO é usado na topologia HetNet, os requisitos de alta velocidade e alta largura de banda são facilmente atendidos.
Ultra Dense Networks (UDNs):
Estas não são nada além de uma implantação hiper-densa de estações base de "pequenas células" dentro das estações base convencionais de macrocélulas. Estas pequenas células são ainda classificadas como células metro, micro e femto, dependendo da cobertura e do alcance de potência. A razão para empregar as UDNs é trazer os usuários fisicamente o mais próximo possível das estações rádio-base.
mmWave Spectrum:
Ondas milimétricas(mmWaves) são emitidas entre 30 e 300GHz cujo comprimento de onda é da ordem de 1-10 mm. Este alcance dá uma largura de banda abundante. Entretanto, a falha é que por causa de uma freqüência tão alta, estas ondas terão maior perda de caminho, portanto o alcance de operação será consideravelmente pequeno.
Massivo MIMO:
Múltipla-Entrada - Saída Múltipla (MIMO) utiliza antena múltipla tanto no transmissor como no receptor. Isto é feito de forma a aumentar a cobertura e a capacidade de 5G. No MIMO Massivo, a estação base está equipada com um enorme número de antenas poderosas, tornando-a uma tecnologia poderosa para aumentar a capacidade dos coletores de redes móveis.
O efeito combinado das três tecnologias acima são os ingredientes chave em 5G para aumentar a produção e velocidade até níveis inimagináveis.