O novo iPhone X tem um preço exagerado?
Yes, o iPhone X tem um preço exagerado, é super-projetado e tem um preço exagerado.
De muitas maneiras, isto nem sequer é culpa da Apple: eles meio que se puseram num canto ao comprometerem-se a ser um líder em usabilidade & tecnologia no espaço móvel, e já o fazem há tempo suficiente para que comece a parecer que estão a ficar sem "ideias fáceis" para implementar.
Se parar por um momento & olhar para trás para onde eles começaram, o iPhone cobriu realmente algum terreno espantoso. Naquela época, eles chegaram a um primeiro passo histórico ao ter um dispositivo com um display multi-touch quando todos os outros estavam usando um teclado e botões de seta para inserir texto. Eles adicionaram aplicativos, Siri, vídeo com qualidade HD, imagens de 12 megapixels.... a lista continua.
Todos os anos na última década a Apple teve que pegar esse mesmo produto básico e fazer uma revisão revolucionária para acompanhar as expectativas do mercado. Começou com o vidro touch-screen, depois com o vidro de gorila, depois com o vidro de gorila ultra duro impregnado de íons - e o que segue? Um padre abençoa o vidro antes da impregnação iónica?
Em termos desportivos, eles começaram simplesmente a precisar de fazer a cesta. Depois levantaram a barra, e tiveram de a fazer a partir da linha de lançamento livre. Depois subiram mais a fasquia, e agora estão presos a ter de fazer um remate da linha de meio-campo todos os anos - ou então são acusados de atraso.
P>É possível ver isto na evolução de quase todas as funcionalidades do iPhone. Primeiro, eles começaram com alguns emoji para apressar as mensagens de texto. Depois, eles adicionaram mais conjuntos de ícones de emoji. Em seguida, eles adicionaram emoji com sombras culturalmente sensíveis. Depois disso foi "desenhe o seu próprio emoji" com linhas brilhantes e coloridas. Este ano, são os emoji animados que copiam suas expressões faciais.
Em um sentido, toda essa inovação é realmente notável, mas em um nível mais profundo quando eu assisti ao evento 2017 Apple Keynote este ano, eu realmente senti que o iPhone como um produto está amadurecendo. Eles estão adicionando recursos para adicioná-los, e polindo os recursos existentes - mas os fundamentos não mudaram muito em um tempo.
Meanwhile, I was really blowed away by what's going on with the Apple Watch Series 3 - so my gut feeling for the moment being that innovation in smartphones is actually slowing a bit, and they're using some of the hard limits in size, battery-life, and processing that they're run up to refine the product before their next big salap - because as cool as I think technologies like ARKit and Live Photos are, they're definitely more on the gimmicky side of things than "must have" fundamentalals.