Casa > T > Todos Os Computadores Portáteis São Aquecidos?

Todos os computadores portáteis são aquecidos?

O aquecimento é provavelmente o maior problema em toda a electrónica. É a principal razão pela qual existem limites para coisas como velocidade, capacidade, capacidade de resposta, etc. Não apenas nos portáteis, mas em tudo o que utiliza electricidade e, em particular, em todos os dispositivos informáticos de uma calculadora de bolso, através de telefones e smart phones, tablets, portáteis / notebooks, desktops, mainframes, etc.

É devido aos materiais disponíveis para os fabricar. Todos os materiais causam resistência, o que por sua vez converte parte da electricidade que flui através deles em calor. Quanto mais electricidade, mais calor. É por isso que existe esta busca pelo material "Santo Graal" de um super-condutor (ou seja, um sem qualquer resistência). Alguns foram encontrados, mas todos eles só se tornam super-condutores em temperaturas muito extremas - por exemplo, a menos 200 graus Celsius.

A única outra escolha que qualquer fabricante tem é mover esse calor para fora do dispositivo. A maioria fá-lo utilizando dissipadores de calor (radiadores metálicos com grandes quantidades de superfície) e ventiladores para ventilação extra. Alguns chegam mesmo a utilizar fluidos para "mover" o calor para o exterior ou onde possa ser mais facilmente dissipado para o ambiente. Em casos extremos eles até instalam equipamentos de refrigeração para resfriá-lo ativamente, bombeando em algo como nitrogênio líquido (que é resfriado a temperaturas extremamente baixas) ou utilizando os mesmos princípios de um refrigerador, comprimindo e expandindo os gases para transportar o calor à força para um radiador externo.

Mais (se não todos) os laptops tentam manter o calor tão baixo quanto possível, restringindo a quantidade de eletricidade utilizada e depois utilizando dissipadores de calor e ventiladores para se livrarem do excesso. Assim, há sempre alguma quantidade de calor produzida a partir de um portátil que é ligado. Assim que faz algum trabalho, ele produz mais calor à medida que mais energia é consumida e passa através dos materiais em seus componentes. Quanto mais trabalho faz, mais energia é "bombeada" e mais calor é produzido. Em alguns casos, isto povoa os sistemas de refrigeração e você começa a sentir o laptop aquecendo, mesmo ao ponto de não poder tocá-lo sem sentir sensações de queimadura.

Então ou o laptop restringe suas possíveis velocidades, nunca permitindo mais trabalho (ou seja, mais fluxo de energia) do que seu sistema de refrigeração pode suportar. Ou ele tem um sistema de resfriamento super compensador. Em alguns casos, o fabricante não fez os cálculos na perfeição, às vezes eles não fizeram o arrefecimento devido a restrições de custo e/ou espaço. É por isso que alguns computadores portáteis se sentem mais frescos do que outros. Normalmente é impossível manter um laptop de alta qualidade frio ao toque, definitivamente não enquanto ele estiver rodando algum programa complicado (por exemplo, jogos 3d de alta qualidade).

De Camella Meigel

Como funcionam os novos anti-cheats nos jogos online? :: Vale a pena comprar os auscultadores Sony WF-XB700?