O que são exactamente bugs de videojogos?
Buggs são quando o software se comporta de uma forma que o(s) programador(es) não pretendia(m) devido a problemas na programação. Isto pode ser causado por erros no código, problemas lógicos, erros de digitação, ou simplesmente má programação. Nos videojogos, estes podem manifestar-se em coisas como o travamento do jogo, causando o reinício do sistema, não salvando corretamente, gráficos ou sons não sendo renderizados corretamente, comportamento estranho da IA, etc. Mais uma vez, praticamente tudo o que os programadores fizeram't pretendia ser considerado um bug.
Programas são incrivelmente complicados. Seguindo esta resposta de Quora*, o Unreal Engine 3 tinha mais de 2 milhões de linhas de código, e este é um motor bastante antigo por esta altura. Isso é um MUITO código. Qualquer uma dessas linhas pode conter erros que causam grandes problemas. O ciclo de desenvolvimento do software exige encontrar e esmagar bugs no final. Raramente vemos jogos lançados sem bugs. Eles são simplesmente muito complicados. Nós só podemos esperar que as empresas tenham tempo e orçamento para esmagá-los. No entanto, estamos agora vendo jogos lançados que são quase inúteis, e temos que esperar por patches pós-lançamento para corrigir o pior deles.
Embora a grande maioria dos bugs seja considerada ruim, nem todos são.**
O romance You: de Austin Grossman foi escrito por um desenvolvedor de jogos. É bastante nerd, mas fala sobre o processo de criação de jogos, incluindo encontrar e corrigir bugs.
*Quantas linhas de código é um típico jogo de computador, como Starcraft ou Counter-Strike?
**See: Tropas de Televisão e Expressões Idiomáticas