Quão boa é a câmera do Google Pixel 4 a fotografar imagens noturnas como a Via Láctea, em comparação com o iPhone 11?
Uma foto que tirei no verão passado no Cherry Springs State Park, PA. E não com um telefone!
Vais provavelmente querer uma câmara melhor para estas coisas. A foto acima foi tirada com uma Olympus OM-D E-M1 Mark II e uma Olympus M.Zuiko 8mm f/1.8 PRO olho de peixe. Esta foi apenas a minha primeira tentativa de fotografar toda a Via Láctea.
Localização também é crítica. Filmei isto a partir de um dos pontos mais escuros da costa leste dos EUA, mas é possível encontrar locais como este em toda a costa oeste dos EUA. E como muitas coisas na fotografia, o conhecimento é tão ou possivelmente até mais crítico que o seu equipamento.
Aqui está uma foto tirada pelo fotógrafo profissional Daniel K. Cheong usando um Huawei P20 Pro. O Huawei P20 Pro tem uma câmera principal que, claramente, tem um ângulo de visão mais estreito do que a minha lente. O Sr. Cheong esteve na Ilha da Reunião, no Arquipélago Mascarene, que oferece um céu escuro livre de poluição luminosa. Ele também filmou uma exposição manual de 1/20s na ISO 1600. E o P20 Pro tem um sensor de imagem principal com quase o dobro da área - e portanto, capacidade de captação de luz - do iPhone 11 ou Google Pixel 4.
Mas o problema é o seguinte: você sabe como fotografar a Via Láctea? Se não, como certamente acontece com a maioria dos fotógrafos de smartphones, você vai fotografar no modo de fotografia mágica computacional, totalmente automático e artificial, que você faz para todas as outras coisas. Isso é com o aplicativo padrão da câmera que veio com o telefone - que pode nem permitir uma exposição manual de 20 segundos.
Sem você ter vivido sob uma rocha, ou talvez apenas não sendo um nerd da tecnologia e tirando fotos com câmeras reais, você provavelmente sabe que as grandes novidades em fotografia de smartphone em 2018 e 2019 tem sido algum tipo de Modo Noturno. O Google começou isto no final de 2018 com o seu modo Night Sight Sight. A Night Sight Sight usava a fotografia computacional com IA para monitorar a estabilidade do seu telefone, movimento do sujeito, luz, etc. para fotografar até 15 fotos com pouca luz para fornecer uma imagem com melhor cor e menor ruído que deveria ser possível em um telefone com um sensor de câmera minúsculo.
Então sua primeira inclinação seria fotografar o céu noturno no Modo Noturno. Para começar, isso é algo que você provavelmente pode fazer se você tiver um smartphone recente, praticamente fora da caixa. E você provavelmente conseguirá uma foto decente, melhor do que fotografar no modo diurno direto. Mas o Modo Noturno não foi projetado para fotografar um céu noturno, e é por isso que um especialista com esse mesmo telefone provavelmente pode conseguir uma foto melhor.
Aqui está uma foto postada em um artigo (linkado no final) proporcionalmente usando um iPhone 11 e o Modo Noturno da Apple para fotografar um céu noturno. É horrível... tão horrível que eu me pergunto se eles estragaram as configurações. Mas não encontrei muitos exemplos de céus nocturnos filmados em modo automático com um telefone. Um fotógrafo experiente pode fotografar dezenas de disparos e fundi-los para reduzir o ruído - esta é uma prática padrão para astrofotógrafos, independentemente da câmera.
Por razões conhecidas apenas pelo Google, um dos principais novos modos computacionais no Pixel 4 em 2019 foi o seu modo Astrophotography. Isto é claramente baseado na tecnologia desenvolvida para o modo Night Sight Sight, mas é ajustada para levar em conta as questões particulares envolvidas em fotografar um céu noturno. Aqui está uma fotografia nocturna do céu com um Pixel 4 no modo Astrophotography, straight-out-of-phone. Não muito mal, eh?
Isto faz todo o sentido. Para astrofotografia, o Google quer o seu telefone com um tripé. Ele pode tirar cerca de 15 fotos, mas também, sabendo que está tomando o céu noturno, ele pode limitar os tempos de exposição a 1/15s, evitando qualquer embaçamento das estrelas devido ao movimento da terra. Note que este não é um novo modo explícito, mas sim, o Pixel 4 irá para o modo Astrofotografia se detectar uma cena que o justifique quando estiver a fotografar no modo Visão Nocturna.
IMHO, os smartphones com múltiplos modos AI devem ter um "meta-AI" que decida qual o modo a utilizar automaticamente. Estes modos são feitos para consumidores que têm pouco interesse em aprender os detalhes técnicos da fotografia, eles só querem bons instantâneos. Por isso, fazê-los escolher entre modos não necessariamente entendem, não é a melhor abordagem. O Google fez bem esta, mas a Apple automatizou tudo. O aplicativo da câmera deles seleciona automaticamente HDR, Deep Fusion, ou Night Mode baseado na cena sendo fotografada.
Leia Mais
Esta foto da Via Láctea foi tirada em um telefone
Use Night Mode para tirar uma foto do céu noturno usando um iPhone 11 ou 11 Pro
Night Sight Sight: Ver no escuro nos Telefones Pixel
Astrofotografia com Visão Nocturna nos Telefones Pixel
Artigos semelhantes
- Pode-se fotografar a Via Láctea com uma Canon EOS 600D? Que lente deve ser usada?
- Como fotografar apenas uma pequena secção do ecrã do meu computador sem ter de fotografar o ecrã inteiro
- Quão grande é a Via Láctea?
- Temos um nome para a nova galáxia que vai surgir quando a Via Láctea e Andrómeda colidirem?