Qual é a estratégia de promoção de Xiaomi?
Xiaomi para um tem um público alvo muito bem definido. Eles têm como alvo a classe média emergente, mas em rápido crescimento, nas economias emergentes. Assim, à medida que a situação financeira da classe média cresce, eles aspiram a viver uma vida melhor, resultando na compra de produtos que estão ao lado de marcas de topo.
Xiaomi's os produtos da Xiaomi&apos estão no topo da indústria, apesar de terem preços 60% inferiores aos das marcas premium.
Não visa clientes premium, mas sim os adolescentes que estão dispostos a comprar um aparelho premium a um custo muito mais baixo. Em média, uma nova versão de um telefone é lançada a cada 265 dias na indústria - abaixo dos 345 dias em 2009. Mas a Xiaomi não renova o seu produto durante dois anos. Então, em vez de cobrar preços altos para cobrir o alto custo dos componentes de última geração, Xiaomi preza o telefone apenas um pouco mais alto do que o custo total de todos os seus componentes. Como o custo dos componentes cai mais de 90% ao longo do período de dois anos, Xiaomi mantém o seu preço original e embolsa a diferença. Assim, essencialmente, a sua fórmula de lucro é o oposto da da Apple, que recolhe os seus maiores lucros com a introdução de cada modelo e precisa de apresentar novo modelo após novo modelo para manter essas margens acima.
Atraves de um retalhista online chamado Flipkart, os potenciais compradores pré-inscrição para uma janela de vendas curta. Eles são obrigados a permanecer online pelo menos duas horas antes do início da venda, e então apenas os primeiros 20.000 compradores sortudos têm a oportunidade de comprar. Sendo a natureza humana o que é, depois desta experiência horrível, os compradores acabam por querer ainda mais o telefone.
Xiaomi está perto de atingir sua meta de vender 60 milhões de telefones em 2014 com um modelo de negócios bem adequado à expansão para outras economias em desenvolvimento.
Fontes: Xiaomi, Not Apple, Is Changing the Smartphone Industry