Como os alemães de hoje lidam com o passado nazista?
Acabei de voltar para os EUA depois de visitar nove cidades na Alemanha. Uma foi Nuremberga, onde fiz uma visita guiada ao Campo Zeppelin, ao Museu de Documentação e à sala de audiências 600 que foi utilizada nos "Julgamentos de Nuremberga"O nosso guia turístico era excelente, mas toda a sua visita estava mais ou menos centrada em tentar explicar como os cidadãos alemães normais e quotidianos eram enganados tanto no apoio, como na luta pela causa nacional-socialista (nazi). Ele estava preocupado com isso, porque queria pensar bem, e honrar tanto seus pais, quanto seus avós, enquanto ainda discordava completamente do que eles faziam. Esse é um enigma difícil. Ele fez isso admitindo o passado, enquanto simultaneamente o condenava, e explicando aos turistas como uma pessoa normal poderia ser persuadida a cometer as atrocidades que eles fizeram.
Ele começou por explicar que as pessoas eram pobres, em uma enorme depressão econômica, e basicamente infelizes com o atual governo. Depois contou-nos como entrou um líder carismático, e disse que encontraria empregos para eles, colocaria comida na mesa, e restauraria sua identidade nacional para algo de que pudessem se orgulhar. Soa bem certo??
Ao mesmo tempo, o que eles fizeram't sabem, é que as eleições estavam sendo fixadas, e a mídia estava sendo manipulada para que a propaganda que os alemães ouviam era que todos estavam contra eles, e que Hitler era o único que poderia salvá-los... também bom, quando você acrescenta que você acabou de conseguir um novo emprego, e finalmente tinha um cheque de pagamento.
P>Próximo, eles pegavam, e faziam lavagem cerebral em seus filhos, colocavam todos os homens no exército, e basicamente os forçavam a fazer sua vontade. É difícil trabalhar contra um governo pelo qual seu marido e seu filho estão lutando por.... você não'não quer vê-los morrer.
Como eles conseguiram que seus soldados cometessem os assassinatos e lutassem? Eles levariam uma criança de 18 anos para um país estrangeiro, onde todos estão a tentar matá-lo. Eles colocam um judeu na frente dele, e lhe dizem que isso é't uma pessoa real. Que ele é responsável por todas as dificuldades que você está sofrendo. Depois dizem-lhe para matar este judeu porque ele é um inimigo... Não queres fazer isso? Isso'está bem, você não'não precisa, só terá que tirar seu uniforme, sair sozinho para esta terra estrangeira, e se defender sem comida, sem armas, e nunca mais poderá voltar ao seu próprio país, porque é um traidor. Esperemos que sem ti, a tua família fique bem. Existe realmente uma escolha? Você puxa o gatilho. E cada vez que o puxas, puxas para a tua família, e convences-te que estás a fazer a coisa certa. E cada vez fica um pouco mais fácil, especialmente porque todos os outros soldados estão a fazer a mesma coisa.
>p>É assim que se enganam uma população para cometer as piores atrocidades da Terra. Isso'já foi feito antes (Pol-Pot). Isto's está sendo feito agora mesmo (Coreia do Norte). Será feito novamente no futuro.Again, este foi um excelente guia turístico. Muito poderoso. Todo o exemplo acima foi-me entregue (muito mais eloquentemente) enquanto estava sentado na Courtroom 600. No final, o guia estava segurando as lágrimas, tentando entender o dilema que seus ancestrais tiveram que enfrentar... e a vergonha que trouxe ao seu povo agora. Foi assim que ele lidou com isso, ajudando pessoas como eu a entender como isso pode ser feito.