O dispositivo Chromecast suportará DLNA ou qualquer outro protocolo de streaming?
O DIAL é o protocolo utilizado para o Chromecast é aberto e originado pela Netflix. Na verdade, depois de instalar o meu Chromecast, fiquei feliz por descobrir que o meu Sony KDL-70R550A também estava listado como um dispositivo de afundamento -- Eu posso jogar um vídeo do YouTube no meu tablet na tela grande sem precisar nem mesmo de um dongle Chromecast. Para entender porque eles fizeram'não basta usar DLNA, você tem que entender que eles'estão tentando integrar o uso de dispositivos e televisão, para construir algo mais legal do que a soma dos dois.
A principal diferença entre DLNA e DIAL é que DIAL permite não só o "primeiro ecrã' case (o seu tablet ou o que quer que seja genericamente transmitido para o dispositivo) mas o case "segundo ecrã", no qual uma aplicação no tablet ou PC está em comunicação com uma aplicação correspondente na TV ou outro dispositivo de exibição, mas cada um mostrando coisas diferentes mas coordenadas. Isto permite coisas como a transferência de vídeo -- em vez de transmitir do YouTube para o meu tablet e depois para a TV, o aplicativo do YouTube na minha TV recebe as especificações do que I&apos gostaria de transmitir do YouTube, e a TV tira de lá. Enquanto a coisa genérica de streaming ainda funciona sobre DIAL (posso colocar um vídeo MP4 no Chrome no meu PC e exibi-lo na TV), o protocolo de nível superior permite que a TV negocie com base na sua resolução. E, claro -- e provavelmente por isso a Netflix liderou isso -- o aplicativo de TV pode fazer seus próprios protocolos DRM, em vez de ficar "nu" ou contar com DLNA ou outras camadas para gerenciar essa segurança.
E isso também permite comunicações de 2 vias... então, o aplicativo tablet interage com o aplicativo de TV... tente isso com o YouTube no Android -- it's realmente legal. AirPlay e DLNA podem enviar vídeos (AirPlay também pode fazer handoffs de URL), mas você pode't lançar uma aplicação Apple TV a partir do seu iPad (ainda assim, de qualquer forma), muito menos construir aplicações com esse tipo de interação. Não só o DIAL permite o lançamento de aplicativos, mas como cada aplicativo DIAL tem um nome registrado único, o aplicativo DIAL no seu tablet pode fazer sua TV ir e encontrar aquele aplicativo e baixá-lo para você, tudo de forma transparente... assumindo que o aplicativo exista.
Dado que a própria Netflix está em tantos dispositivos de consumo, é'é difícil imaginar você'vai encontrar um produto de consumo que suporte DLNA mas não Netflix. Seria certamente possível traduzir isto tecnicamente no seu PC se não no seu tablet -- um programa que's um cliente DLNA e um servidor DIAL, ou o que quer que seja... não sei se eles permitem isso, mas a tecnologia seria simples. Acho que a parte que falta seria HTPC feito em casa e outros dispositivos usando apenas materiais de código aberto, que suportam DLNA mas não'não necessariamente teriam suporte DIAL, e quase certamente não o aplicativo Netflix.
Artigos semelhantes
- Qual é a diferença entre o protocolo SMB e o protocolo FTP?
- Como pode a fundição em tela funcionar com a tecnologia DLNA?
- Qual dispositivo/serviço de streaming é o melhor: Roku, Amazon Fire TV stick, Chromecast, Netflix, Hulu ou Apple TV?
- Porque não instala outro jogo Gameloft no meu dispositivo quando outro jogo Gameloft é instalado?