Como é que Pikachu gera electricidade?
Como descrevi numa resposta anterior[1], a electrogénese em animais deve-se principalmente às células especializadas conhecidas como electroplacas, que se encontram nas enguias eléctricas[2]. Nessa resposta, eu argumentei simplesmente que os humanos não possuem eletroplacas e, portanto, um humano como Blanka não poderia gerar eletricidade intrinsecamente sob nenhuma condição ou apesar de tratamento extremo. No entanto, Pikachu, ao contrário de Blanka, é uma espécie não-humana, não identificada, por isso poderia muito bem possuir electroplacas. A Wikipédia tem o seguinte a dizer sobre Pikachu[3]:
Pikachu são Pokémon pequenos, parecidos com ratos, que têm pêlo curto e amarelo com marcas castanhas cobrindo as costas e partes da cauda. Têm orelhas pretas e pontiagudas e círculos vermelhos nas bochechas, que se diz conterem "sacos eléctricos". As suas caudas têm a forma de um relâmpago. sacos eléctricos são quase certamente órgãos geradores de electricidade[2], tais como os da enguia eléctrica, que são compostos por grandes redes de electroplacas. Os sacos coloridos e a cauda em forma de raio são aposematismo [4] típico de animais com capacidades anti-predadores, tais como o sapo dardo venenoso de cor marcante. Estes traços que são amplamente compartilhados por muitos outros organismos bem compreendidos dão credibilidade a Pikachu's acreditam na existência.
De um ponto de vista evolutivo, é altamente provável que Pikachu e enguias elétricas tenham compartilhado um ancestral comum. Pikachu, sendo "tipo rato", são da classe Mammalia (mamíferos), que são membros do Tetrapoda (os tetrápodes, ou seja, animais vertebrados de 4 membros). As enguias eléctricas, sendo peixes com raias finas (96% de todos os peixes de hoje), são membros da classe Actinopterygii[5].
Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Chordate
Nota que todos os tetrápodes foram desenvolvidos a partir dos Sarcopterygii, peixes com barbatanas carnudas unidas ao corpo por um único osso[6] (conforme visualizado aqui [7]). Os Sarcopterygii e Actinopterygii são membros da classe Osteichthyes [8] (peixes).
Por isso Pikachu e enguias eléctricas têm a mesma ascendência, muito provavelmente um peixe gerador de electricidade, um pequeno número dos quais desenvolveu barbatanas carnudas, e membros posteriores, para o Pikachu que conhecemos e amamos hoje. Por extensão, não há absolutamente nenhuma razão para não termos lagartos ou aves com capacidades electrogénicas semelhantes (uma vez que os mamíferos, lagartos e aves são todos vertebrados tetrápodes com ovos). Electrike[9], Elekid[10], e Zekrom[11] (entre outros [12]) são provavelmente a prova dessas criaturas.
[1] Lutador de rua: Como pode o Blanka gerar electricidade?
[2] http://en.wikipedia.org/wiki/Electric_eel
[3] http://en.wikipedia.org/wiki/Pikachu
[4] http://en.wikipedia.org/wiki/Aposematism
[5] http://en.wikipedia.org/wiki/Actinopterygii
[6] http://en.wikipedia.org/wiki/Sarcopterygii
[7]
[8] http://en.wikipedia.org/wiki/Osteichthyes
[9] http://pokemon.wikia.com/wiki/Electrike
[10] http://pokemon.wikia.com/wiki/Elekid
[11] http://pokemon.wikia.com/wiki/Zekrom
[12] http://pokemon.wikia.com/wiki/Electric_Pok%C3%A9mon