Devo obter o Motorola Droid Bionic ou o HTC Thunderbolt?
Recomendo sempre aos meus amigos que passem algum tempo usando um telefone ao vivo na loja antes de se comprometerem com um. Dessa forma, eles podem sentir o telefone na mão, ver se gostam da capacidade de resposta do software, ver se gostam da aparência da tela e dos botões, ver se gostam do teclado virtual ou se eles precisam de um teclado físico, etc. Tal como experimentar roupa numa loja, o que fica bem na prateleira pode não ser o que fica bem na mão.It'é importante notar que a HTC, Motorola e Samsung têm o Android altamente personalizado para a maioria dos dispositivos que colocam no mercado, incluindo os dois dispositivos anotados. Quando você joga com os telefones na loja, você pode achar que prefere um em vez do outro baseado em dicas de "look and feel" completamente subjetivas -- e isso's totalmente OK. Funcionalmente, eles'são todos mais ou menos equivalentes neste ponto, embora os fabricantes também agreguem software adicional que pode melhorar a propriedade, como lojas de ebook ou cinema, etc.
Note que quando eu digo "altamente personalizados Android", quero dizer que esses fabricantes substituíram ou "melhoraram" extensivamente os aplicativos principais que estão incluídos no Android. O Google forneceu versões padrão dos aplicativos principais, como o Dialer/Phone, Contatos, Calendário, E-mail, Mensagens de texto, etc. Os fabricantes sentem que devem se diferenciar por razões competitivas. Além disso, eles podem ter diferentes perspectivas sobre como integrar recursos de redes sociais nesses aplicativos, facilitar as ligações para amigos e familiares, preencher lacunas percebidas no suporte a recursos secundários (por exemplo, vCard/iCal), adicionar melhor suporte ao ActiveSync (Microsoft Exchange/Outlook), etc.
Cada fabricante também fornece uma biblioteca personalizada de widgets e fazer personalizações notáveis para a tela inicial, de modo que cada um se sinta bastante distinto. Como resultado, muitos usuários e especialistas em dispositivos pensam que as chamadas peles portadoras começam e terminam com os widgets da Home Screen, mas essa perspectiva é incorreta. Por exemplo, os dispositivos MOTOBLUR da Motorola agora suportam widgets redimensionáveis, o que é exclusivo da Motorola. A Motorola também oferece mais de uma dúzia de widgets personalizados e pré-configurações de telefones prontos para uso com certos widgets (negociados com cada operadora), como os widgets de Redes Sociais e de Mensagens. Entretanto, MOTOBLUR é'não apenas esses dois widgets -- MOTOBLUR refere-se a *todos* os aplicativos personalizados (por exemplo, Contatos, Calendário, Email) e serviços (por exemplo, o sistema de contas) no dispositivo, e não apenas alguns widgets na Tela Inicial.
Além disso, os fabricantes também substituirão os ícones de cada um dos aplicativos por seus próprios (ou substituí-los por personalizados para uma operadora individual) e poderão substituir o esquema de cores padrão do telefone pelo seu próprio. Por exemplo, nas primeiras versões do Android, a Barra de Estado no topo do ecrã mostrando a hora e ícones com notificações era cinzento claro, mas o HTC mudou-a para preto para os seus dispositivos.
Se você'é uma pessoa tecnicamente sofisticada, então você também pode gostar de enraizar o dispositivo (semelhante ao que eles chamam de "quebra de prisão" quando se refere a iPhones) e colocar um firmware ROM personalizado no dispositivo. Uma ROM de firmware personalizada trará uma experiência de software completamente diferente para o telefone -- uma que NÃO é garantida, atualizada, ou apoiada pelo fabricante, e instalar a ROM personalizada incorretamente pode "tijolo" seu telefone, então há algum risco.
Dito isto, parece haver uma comunidade hacker de ROMs customizadas maior que gosta de criar muitos tipos diferentes de ROMs para dispositivos HTC, enquanto parece haver relativamente menos ROMs customizadas disponíveis para dispositivos Motorola. Portanto, se você acha que vai querer colocar uma ROM personalizada no telefone, então você pode querer ir com o dispositivo HTC, pois pode haver um maior número de opções.
Divulgação total: Fui um designer de interface da equipa Android da Motorola para o MOTOBLUR e recentemente deixei a empresa. Trabalhei em muitas aplicações em telefones baseados no MOTOBLUR desde o CLIQ/DEXT até ao Bionic, etc.