As câmeras smartphone são tão boas quanto as câmeras normais?
As câmaras de smartphone são tão boas como as câmaras normais?
p>O meu sentido pessoal disso é não, apesar da espantosa arte do companheiro Quoran Ken DuFault e do seu iPhone8 (soa como anunciar John Coltrane e o seu saxofone tenor). Para mim, dada uma escolha entre o meu muito bem classificado Android Pixel 2 ou o meu Sony A6300 actual primário com "andar por aí" 18-105mm f/4 favorito, é um sem cérebro. Acho que a câmera "real, 'normal'" explode as portas até mesmo do meu smartphone de alta qualidade (mas eu também não sou Kent DuFault, então há isso).Dave Haynie deu, como sempre, uma resposta maravilhosamente detalhada e excelente.
Em mãos habilidosas, qualquer dispositivo de captura de imagem irá fornecer a melhor qualidade de imagem da qual é capaz (e que irá variar com o dispositivo).
Em mãos não habilidosas ou descuidadas um Hasselblad de $50.000 USD é capaz de produzir lixo não mitigado, ou mesmo nenhuma imagem.
Dave mostra como os tamanhos dos sensores se comparam a 24 x 36 mm "full frame". A qualidade da imagem -IQ- será diferente com cada um deles. Muito geralmente, quanto maior for o sensor maior será o QI. Os sensores maiores reúnem mais luz para que o seu desempenho em luz baixa seja superior. Os sensores mais pequenos usam lentes de distâncias focais mais curtas, o que lhes dá uma vantagem interessante em termos de profundidade de campo aparente que parece durar para sempre. Já reparou que o seu smartphone com o seu sensor "microscópico" parece ter tudo afiado daqui até à eternidade? Isso não se deve precisamente ao tamanho do sensor, mas mais à curta distância focal, talvez cerca de 3 mm. Os últimos smartphones têm um software de "retrato" para imitar o efeito de uma distância focal mais longa. Lentes ópticas de distâncias focais cada vez mais longas (ditadas pelo tamanho dos sensores), primes e zooms, terão menos DOF e maior "bokeh", uma palavra japonesa que significa basicamente borrão, mas com maior nuance, carácter. É por isso que um fotógrafo de retratos normalmente alcançará um telefoto médio ao invés de uma lente "normal" para a maioria dos retratos de cabeça e ombros; melhor perspectiva e melhor bokeh.
O meu smartphone (mais inteligente do que eu) tem esse recurso de retrato e eu o usei para embaçar fundos em outros retratos.
Mas no final das contas eu só alcançarei o meu Pixel 2 em uma "emergência". Fique com esta multidão por qualquer período de tempo e você ouvirá frequentemente: "A melhor câmera é aquela que você tem com você!" E isso é absolutamente verdade! E mesmo os mais dedicados de nós serão apanhados sem uma câmara "normal" de vez em quando, e penso neles também dessa forma. Vou usar o meu Pixel 2 apenas relutantemente na ausência de uma câmera "real".
Pensando na resposta do Dave, no entanto, me lembra de quando eu estava na escola há quase meio século atrás: Durante os dois primeiros semestres fomos proibidos (proibidos!) de usar algo menor que uma câmera de 4x5 polegadas. A escola a que fui tinha um stock de grandes 4x5″ Folmer & Schwing Speed Graphic "press" cameras, na altura ainda muito confiadas pelos fotógrafos de jornal:
Isso é Weegee (Arthur Fellig). "f/8 e esteja lá!" O meu pai também era um fotógrafo de imprensa (Acme Newspictures) e conhecia-o. Ambos favoreciam estas câmaras "grandes, desajeitadas" em vez de qualquer coisa mais pequena. (Mas o meu pai não fumava.)
Na escola, chamavam "miniatura" a qualquer coisa mais pequena que uma 4x5 (polegada!) e não aceitavam uma tarefa para a nota se os grandes negativos não estivessem ligados às impressões!
2-1/4″ quadrado (6x6 cm) produzido pela Rolleiflex e Hasselblad-- Miniatura, inaceitável, faz isso com uma câmara "real"!
35mm? Leica? Nikon? Canon? Zeiss Contax? Ha! Isso é engraçado! Faz isso! Com uma câmara a sério!
O engraçado é que o "grande" "fotograma completo" de hoje foi "miniatura" não há muito tempo.
Os meus mentores, como o Weegee e o meu pai, estão todos mortos há muito tempo, muito antes de o digital ser sequer um sonho impossível. Eu me pergunto o que eles teriam pensado agora, com praticamente todo mundo carregando um telefone completamente sem fio que também é uma câmera e revolucionou (especialmente notícias) a fotografia. Eles ficariam chocados e talvez até horrorizados por qualquer pessoa com um telefone poder começar a fotografar e até "filmar" (termos antigos morrem duramente) no local do crime, do acidente, do incêndio, da ação policial - com um telefone! e um sensor menor que sua pequena unha!
Wow. Apenas wow.
Artigos semelhantes
- Quais são as vantagens das câmeras smartphone em relação às câmeras profissionais?
- Quanto tempo deve durar um smartphone topo de gama em condições normais de utilização?
- Por que as câmeras de 12 megapixels do iPhone são muito melhores do que as câmeras de 108, 64, 48 e 32 megapixels da Xiaomi, Samsung, Oppo e Vivo?
- Por que as indústrias de smartphones estão indo atrás do número de câmeras e não na qualidade das câmeras dos telefones celulares recentes?