Porque é que o SO cromado foi bem sucedido, mas o SO Firefox falhou?
Entre outros factores, o Google tem a influência de dizer "É assim que o SO cromado funcionará". Eles assinam a papelada com os fabricantes, e os dispositivos do SO Chrome são construídos. O SO cromado era simples: é um laptop construído em torno da web, que é o que um grande número de consumidores fazem com seus laptops. Combine isso com um ecossistema Google e você tem uma experiência de usuário completa.Mozilla não tem (e não tinha) o dinheiro ou o poder para fazer isso, então eles venderam fabricantes com a premissa de que eles estavam construindo dispositivos para competir pelo mercado de hardware de baixo custo. Eles visavam países com baixas taxas de adoção de smartphones (para entrar antes que o Android e o iOS tomassem posse) e escolheram parceiros que estavam ansiosos para vender telefones, não parceiros que estavam ansiosos para vender telefones Mozilla. A Mozilla não podia dizer às operadoras/carriadores/fabricantes o que fazer porque não tinham nenhuma vantagem. O Google, no mínimo, poderia afirmar de boa fé que eles podem vender laptops. A Mozilla, por outro lado, tinha baixo reconhecimento de marca e não tinha experiência prévia com hardware.
E, com toda honestidade, o Firefox OS 1.x era uma bagunça. 1.0 enviado sem uma calculadora. Havia duas "lojas de aplicativos": a Firefox Marketplace (na qual ajudei a trabalhar) e a Everything.me, que fornecia links da web na tela inicial. Os dispositivos que enviamos para os desenvolvedores eram buggy e de baixa qualidade - o maior dos dois tinha problemas de bateria que fizeram a caixa traseira estourar.
Em cima de tudo isso, quase nada rodava no SO Firefox. Havia dois tipos de aplicativos: aplicativos web e aplicativos empacotados. Um aplicativo web era o equivalente a adicionar um atalho web no seu dispositivo iOS/Android. Um aplicativo empacotado era um arquivo zip auto-contido contendo um aplicativo completo. A maioria dos desenvolvedores bateu em um arquivo manifesto em seu servidor web e transformou seu site em um "aplicativo web", o que foi uma má experiência para os usuários que esperavam uma experiência semelhante à de um smartphone-. As aplicações empacotadas eram difíceis de construir e não funcionavam em outras plataformas...exceto por um.
Mozilla deu um grande passo em falso. Em paralelo com o sistema operacional Firefox, o Firefox para Android estava obtendo a mesma funcionalidade do aplicativo. Você poderia instalar pacotes e aplicativos web no seu telefone Android usando o F4A. E, qualquer aplicativo escrito para Firefox para Android funcionava automaticamente no sistema operacional Firefox. Milhões de usuários já tinham o F4A instalado, mas a funcionalidade dos aplicativos estava oculta nos menus. A Mozilla não gastou nenhum esforço para fazer o marketing disso para os desenvolvedores, ao invés de se concentrar em conseguir aplicativos feitos para o sistema operacional Firefox. Os desenvolvedores não estavam interessados em construir aplicativos para uma plataforma sem usuários, e o resultado líquido foi um ecossistema de aplicativos que nem conseguia competir com os telefones Windows.
Google construiu um ótimo sistema operacional que fez algumas coisas realmente simples e vendeu para um mercado com apetite pelo que eles estavam construindo. Mozilla apontou para a lua, mas acabou por ser enrolado por parceiros e cometeu muitos erros ao longo do caminho.
Artigos semelhantes
- Realme XT foi lançado em competição para a Redmi Note 8 Pro. Até onde você acha que foi bem sucedido?
- Porque é que o Newsies não foi mais bem sucedido na Broadway?
- Porque é que o Gmail é tão mais rápido no Chrome do que no Firefox? O Google sabotou o Firefox em suas aplicações de alguma forma?
- O cromado tem uma característica semelhante às abas do 'contentor' Firefox?